Vozes das crianças ao redor do mundo chega a Portugal

As opiniões e experiências das crianças sobre seus direitos, em especial seu direito à participação, residentes em 11 diferentes territórios, de cinco países, em quatro idiomas, foram reunidas no documentário Voices of Children (VoC) (veja o filme completo), exibido na última sexta, dia 18 de outubro, como parte do Ciclo de Cinema e Debates Sobre os Direitos das Crianças, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal. O evento acontece em comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro de 1948) e dos 30 anos da Convenção dos Direitos das Crianças (20 de novembro de 1989). As sessões de cinema acompanhadas de debates foram realizadas entre Março e outubro de 2019, sempre as 17h30.

A obra é uma Iniciativa voluntária do Grupo de Trabalho on Children’s Right, do World Forum on Early Childhood Care and Education, do qual a Avante – Educação e Mobilização Social faz parte. O documentário já foi visto por milhares de pessoas, fomentando o diálogo entre defensores da infância, estudantes, professores e familiares em todo o mundo, graças à sua disponibilidade para transmissão e download gratuitos através do site da World Forum Foundation e legendas em português, inglês, espanhol e chinês.

O diferencial aqui, além da exibição na tela do cinema, é que o público pôde debater a temática com especialista renomados como: Manuel Sarmento, professor titular do Instituto de Estudos da Criança (IEC), da Universidade do Minho, Portugal, atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Infância; por Catarina Tomás, professora da Escola Superior de Educação de Lisboa; e Eunice Seixas, professora da Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal. A mediação ficou por conta de Beatriz Lacerda da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O filme, que registra as vozes de crianças de Singapura, Estados Unidos, Quênia, Índia e Brasil, foi exibido em seu formato final, pela primeira vez, no World Forum em Macau, China, no início de abril desse ano (2019).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo