VoC faz sua última parada na Ásia para escuta de crianças

Equipe do Voices of Children – VoC decola de Bangalore e chega a Singapura. Última parada para as oficinas de Vídeo Mobile, ampliação dos horizontes dos educadores na perspectiva dos ‪‎direitos das crianças e escuta desse público para o documentário de mesmo nome – produto final do projeto idealizado e executado pelo GT Children’s Rights, da World Forum Foundation. “A semana em Bangalore foi intensa, fizemos oficinas mais focadas na abordagem pedagógica, sobre direitos, e várias rodadas de gravações e filmagens com as crianças”, conta Gustavo Amora, cientista político, integrante do GT e da equipe da COMOVA, instituição que trabalha com advocacy por meio de estratégias de comunicação, responsável pela direção do áudio visual.


Gustavo Amora postou no perfil da COMOVA no facebook detalhes sobre os desafios do trabalho que, para além do registro das falas de crianças de diversas partes do mundo sobre seus direitos, carrega em sua essência a mobilização e formação dos adultos sobre esses direitos. “A abordagem deste projeto tem sido um grande aprendizado para nós. É um projeto que mistura vídeo, pedagogia e direito das crianças. Não é apenas ter um roteiro e ligar a câmera, é um desafio de convencer educadores, familiares e comunidade sobre a importância de se ouvir as crianças e buscar soluções para os desafios da infância a partir das propostas que essas crianças tem a apresentar”.


Para Gustavo Amora, o conceito não é fácil de entender, mas, segundo ele, “na prática o que ocorre é um desafio de diálogo constante no nosso time, para equilibrar a demanda de se fazer um vídeo de qualidade, com a necessidade de se fazer uma experiência pedagógica proveitosa para as escolas e ainda assim, respeitar e valorizar os direitos das crianças”. O time a que o integrante da COMOVA se refere inclui tanto aqueles que estão com o pé na estrada ao seu lado: Ana Oliva, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social; seu parceiro na produtora – Alan Shivas; John Nimmo, doutor em educação e professor da Wheelock College (EUA); e Vashima Goyal, idealizadora do programa Eduretreat;  como os que, ao lado dos primeiros, pensaram e planejaram a iniciativa: Maria Thereza Marcilio, consultora associada fundadora da Avante; Ellen Hall; Sam Hall; e Angela Fowler.


Já em Singapura, a equipe mantem os primeiros contatos com as crianças, em sua maioria de origem chinesa, vivendo em um dos mais poderosos centros financeiros do planeta, uma das principais refinadoras de petróleo e com o IDH mais elevado de toda a Ásia. O que será que elas têm a dizer sobre seus direitos? Quais os seus desejos? O que elas têm em comum com as crianças de Bangalore, Mumbai e Salvador? Esta última, locação das primeiras filmagens do VoC.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo