Notícias

Viral em prol da primeira infância é lançado por grupo de Global Leaders brasileiro

01/07/15 11:44 - Notícias

1 de julho de 2015

Viral em prol da primeira infância é lançado por grupo de Global LeaderVídeo sobre os cuidados com a primeira infância e a importância de prover as melhores condições para o desenvolvimento da criança é lançado na rede mundial de computadores em três línguas (português , espanhol  e inglês ). A proposta, fomentada no Fórum Mundial sobre Cuidados e Educação na Primeira Infância (2014), em San Juan – Puerto Rico, foi levada a cabo por três das Global Leaders do Brasil e pré lançado na Semana do Brincar (24 a 30 de maio) com o objetivo de mobilizar a sociedade na defesa da primeira infância.

 

O Fórum Mundial contou com a participação de mais de 800 profissionais, de mais de 80 nações, ligados à infância, que se reuniram para debater e produzir material sobre diversos temas relacionados a esse público. Estiveram presentes seis representantes do Brasil selecionados para Global Leaders (GL) – maior representação no conjunto das Américas -, todos de organizações membros da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Os GL foram instrumentalizados durante o Fórum para aprimorar a visão sobre a Primeira Infância nas suas regiões, fortalecidos como líderes e para atuar como advogados deste público, além de receber apoio para a execução de projetos voltados para as crianças de 0 a 5 anos.

O grupo responsável pelo viral é formado por Paula Fabiani (IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), Giovana Barbosa Souza (Aliança pela Infância) e Nayana Brettas (CriaCidade). De acordo com elas, a ideia é atingir líderes comunitários, de governo, empresários, além do público em geral, mais especificamente mães, pais, cuidadores e membros de famílias e comunidades com crianças. “O vídeo viral foi escolhido por se caracterizar como um método ‘curto, rápido e efetivo’ de se atingir o público alvo via internet (websites de organizações, facebook, twitter, Linkedin, You Tube, etc), nos cinemas por meio da exibição antes de filmes, na TV – em especial as TVs educativas, além de programas de treinamento presenciais, eventos e palestras”, explica Paula Fabiani.

Também será oferecido um guia para ajudar no uso o viral de forma mais efetiva. O guia pode ser acessado (para download) via Facebook  e Twitter , ou solicitado por email (criancahojeamanha@gmail.com). “Nossa meta é atingir 3.000 visualizações e receber pelo menos 100 solicitações ou downloads do material de apoio neste primeiro momento”, conta Paula Fabiani.

Rede de Advocay pela primeira infância

“Os materiais enriquecerão o acervo já produzido pela RNPI e pelas suas organizações”, diz Maria Thereza Marcilio gestora institucional da Avante e integrante do grupo gestor da RNPI, selecionada GL em 2009. Maria Thereza refere-se ao vídeo viral produzido pelo grupo de GL que atua no IDIS, Aliança pela Infância e CriaCidade, mas também a uma publicação sobre redes de advocacy para a Primeira Infância que está sendo preparada por outras três GL: Gabriela Pluciennik – da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Ana Oliva Marcilio – da Avante – Educação e Mobilização Social e Moana Van de Beuque – do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP).

A partir da reunião de artigos sobre redes na África, na América Latina e no Brasil, a publicação está sendo elaborada no sentido de divulgar a existência desse tipo de articulação; a importância dessas redes como instrumento de advocacy, seus desafios e possibilidades. “A ideia surgiu também como uma forma de dar sequência à publicação Primeira Infância em Primeiro Lugar: Experiências e Estratégias de Advocacy, resultante do projeto desenvolvido por mim e Gustavo Amora como Global Leaders em 2009 e que contou com o apoio da RNPI, entre outros”, conta Maria Thereza.

O grupo de GL da América Latina conta com a parceria e apoio da Fundação Bernard van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Instituto C&A, já parceiros da RNPI.  “Como coordenadora do grupo (desde 2012) fico muito satisfeita em constatar que a parceria entre a RNPI e o Fórum Mundial, que foi consolidada em 2013, vem dando bons frutos”, comemora Maria Thereza Marcilio.

Encontro de Global Leaders das Américas

Os dois trabalhos serão apresentados em setembro aqui em Salvador no Encontro de Global Leaders das Américas, quando os GL do grupo apresentarão seus projetos e receberão comentários de retorno. A coordenadora dos GL da América Latina ressalta que o Seminário será realizado só para eles, quando estarão em contato com nomes de referência da Primeira Infância e com GL de outras partes do mundo. “Será uma oportunidade para troca de experiências, desafios e para pensar realidades”.

O Global Leaders (GL) é um dos projetos do Fórum Mundial que tem por objetivo identificar e apoiar lideranças em todos os continentes para que desenvolvam ações de defesa dos direitos das crianças nos seus respectivos países e para que se fortaleçam como advogados da primeira infância. São formados grupos por regiões globais, o das Américas é um deles.