VIII Trocando em Miúdos Internacional, uma jornada de aprendizagem colaborativa para o Himalaia

A Avante – Educação e Mobilização Social lança mais uma edição do projeto de intercâmbio para educadores e militantes de direitos em geral, por meio do qual organiza viagens para aprofundamento teórico e visitas a experiências relevantes para o campo.

Em 2016, o VIII Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional, em parceria com o EduRetreat (intercâmbio que disponibiliza programas globais de desenvolvimento orientados por profissionais de renome no meio acadêmico), promove essa experiência educacional e cultural no Himalaia.

Em 1999, a Avante realizou o I Trocando em Miúdos, levando um grupo de professores da Bahia para o Instituto de Educação da Universidade de Londres e visita a instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental. De lá para cá a instituição já promoveu encontros no Ontario Institute for Studies in Education (OISE), em Toronto (Canada); com Rede L@ttitud, em Buenos Aires; na Universidade do Minho, em Portugal; e com o Prof Zabalza, em duas ocasiões, na Espanha. Em 2013, o VI Trocando em Miúdos levou 27 profissionais interessados em abordagens inovadoras para crianças de 0 a 3 anos para conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações Pikler Lóczy, em Paris, e Mestres Rosa Sensat, em Barcelona. E no ano passado (2014), também em parceria com o EduRetreat, o programa de intercâmbio da Avante levou profissionais para a Índia onde visitaram diferentes centros, inclusive a Riverside School da premiadíssima Kiran Bir Sehti, idealizadora do programa que está espalhado no mundo, o Design for Change.

Em 2016 (26 de abril a 06 de maio) a Avante promove o VIII Trocando em Miúdos e, mais uma vez, o destino é a Índia, um país que se revelou um lugar absolutamente fascinante e instigante em todos os sentidos. Com a mesma parceira local – Vashima Goyal – coordenadora de experiência semelhante ao Intercâmbio Internacional da Avante, o EduRetreat, a instituição organiza um grupo com o destino ao Himalaia. Conhecer os “povos da montanha”, como são chamados, e compartilhar reflexões e vivências nesta parte do mundo promete ser uma experiência inesquecível e transformadora.

O VIII Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional para o Himalaia partirá de Nova Deli, capital da Índia, para visitas a projetos inspiradores, encontros com transformadores sociais, (re) conexão consigo, meditação diária e yoga.

Maiores detalhes podem ser solicitados pelo site da Avante ou pelo telefone (71) 3332-3344. As vagas são limitadas.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo