Vai que é sua Brasil – Defenda-se! contra a violência sexual infantil

Pensando em intensificar a atenção e o combate à violência sexual infantil, a Rede Marista de Solidariedade (RMS), por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, lança a campanha Defenda-se! às véspera do início da Copa do Mundo no Brasil e faz o alerta de que é preciso união na defesa e na proteção dos direitos das crianças. Na última sexta-feira (6 de junho), o primeiro vídeo da campanha foi disponibilizado para o público em geral.

A campanha é realizada em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura Municipal de Curitiba e o Grupo Lumen e prevê uma série de seis vídeos voltada para crianças, de 5 a 11 anos, com o objetivo de reduzir os índices alarmantes de abuso e exploração sexual de crianças.
Além da campanha, que é voltada para crianças, a Rede Marista de Solidariedade alerta o público adulto para os perigos que ameaçam crianças e adolescentes durante este período de festa.

É preciso atenção em relação a:
1.Exploração do trabalho infantil, que sempre representa um risco para a criança e o adolescente envolvidos em trabalho informais, principalmente nas vendas de rua.
2.Violência sexual.
3.Violências físicas e psicológicas decorrentes, principalmente, do uso abusivo de álcool por parte dos adultos.
4.Detecção, revista e detenção ilegal, muitas vezes pelos próprios agentes de segurança.
5.Deslocamento de crianças e adolescentes para lugares desconhecidos, sem o consentimento dos pais ou responsáveis.
6.Tráfico e/ou desaparecimento de crianças e adolescentes.
7.Uso de álcool e entorpecentes.
8.Assédio de atividades ilegais como o tráfico de drogas e roubo.
9.Prorrogação de férias escolares sem aviso prévio ou programação de compensação.
Denuncias pode ser feitas pelo Disque 100, em funcionamento 24 horas. Além dos conselhos tutelares e delegacias especializadas.
Para localizar onde estão os serviços de proteção mais próximos de você, faça download do aplicativo “Proteja Brasil” por meio deste site .
Nos municípios onde ocorrerão os jogos da Copa, fiquem atentos às equipes itinerantes e aos espaços de convivências, que funcionarão nas áreas de restrição da FIFA. Eles são constituídos de profissionais preparados para lidar com estes casos.
Fonte: Rede Marista de Solidariedade
Assista o vídeo.

Fonte: Rede Marista de Solidariedade

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo