Uma instituição de vínculos e diálogos para incidir em políticas públicas

Patrícia Lacerda é gerente da área Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A e vem acompanhando de perto, bem perto, o fluxo da parceria institucional entre a Avante – Educação e Mobilização Social e o Instituto, que tem influenciado as políticas públicas para a educação infantil e deixado sementes férteis da formação continuada de educadores desse segmento, além de materiais de uso pedagógico de referência para os profissionais que atuam com as crianças. Para além do institucional, Patrícia é uma peça fundamental na dinâmica do projeto Paralapracá, que vem contribuindo, desde 2010, com coerência, beleza e muita sensibilidade para uma educação infantil de qualidade no Brasil.

 

Segundo Patrícia, a primeira imagem que lhe vem à memória ao recordar a Avante é de um grupo de pessoas, na maioria mulheres, conscientes dos direitos de todo ser humano e que faz jus à necessidade de lutar com bravura e cuidado para que esses direitos se materializem. “A Avante é organização com uma trajetória sólida que inspira e impulsiona as comunidades onde atua a irem sempre adiante, avançando na transformação social”.

 

Seu contato com a Avante, no entanto, é anterior ao Instituto C&A. Em 2007, foi consultora da pesquisa Redes de Aprendizagem, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), UNICEF e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), onde conheceu   integrantes da Avante que compunham o grupo. “Depois tive a sorte de reencontrar a Avante como parceira do Instituto C&A [Paralapracá], onde trabalho desde 2010”.

 

Hoje, seu contato com a Avante é sobretudo por meio do projeto Paralapracá e na Secretaria Executiva da Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI), da qual as duas instituições são integrantes. “Em ambas as frentes a equipe da Avante consegue criar vínculos, e assim criar uma ambiência de dialogo e compromisso que agregam pessoas e instituições para o alcance dos objetivos comuns”.

Patrícia destaca, ainda, a capacidade de articulação da equipe Avante, conseguindo “produzir desenhos de intervenção e materiais técnicos de alta qualidade”. Para ela, essa característica “dá consistência aos processos e segurança aos demais parceiros”.

 

“Testemunhei também a capacidade da equipe da Avante de incidir nas politicas publicas tanto em nível local, quanto nacional, especialmente no tocante à Primeira Infância”.

 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo