Uma história em liderança pela Primeira Infância

Participante de todas as edições do World Forum on Early Childhood Care and Education desde 2009, quando Maria Thereza Marcilio, sócia fundadora e presidente da Avante – Educação e Mobilização Social, foi eleita Global Leader (GL), um programa de reconhecimento e fortalecimento de lideranças pela primeira infância em todo o mundo, a Avante teve sua terceira integrante selecionada para GL. Em 2014 Ana Marcilio, consultora associada da instituição e coordenadora de ações estratégicas, foi o segundo nome da instituição a ser reconhecido mundialmente como líder em prol das crianças de 0 a 6 anos. Agora, Ivanna Castro, também consultora associada e coordenadora de projetos pelos direitos das crianças da instituição, se junta à equipe Avante na intensão de dar visibilidade à infância latino americana no mundo.

“A seleção como GL representa uma conquista enorme. Eu estou muito feliz, muito agradecida, muito entusiasmada com o Programa, que é maravilhoso, que reúne lideranças de todo o mundo para pensar as questões da infância, mas não apenas naquelas que vivem em nossos países e, sim, promovendo uma troca que permite uma visão global das inúmeras infâncias existentes em todo o mundo”, disse Ivanna Castro, direto de Macau, China, onde acontece, de oito a 11 de abril, o World Forum on Early Childhood Care and Education.

Para Ivanna, a experiência vai para além do profissional, impactando no fortalecimento da sua subjetividade. “É incrível poder estar participando, conhecendo pessoas, ampliando a rede, ampliando conhecimentos. Tá sendo uma experiência grandiosa, sem dúvida, de transformações pessoais, que vão além da parte profissional”, disse. Após toda a troca e construção coletiva, Ivanna irá participar de um curso à distância para desenvolver um projeto que tenha como foco a primeira infância de seu país – o Brasil.

A participação da Avante no fórum mundial tem sido de grande importância para a visibilidade da infância latino americana. A instituição vem contanto com a participação de sua presidente no papel de coordenadora do grupo de Global Leaders da América Latina, além de contar agora com a representação de Ana Marcilio como disseminadora das ações do Conselho da Word Forum Fundation, entidade organizadora do evento, numa função denominada por eles de mentee. Esse ano, as articulações em prol da infância nessa região do mundo saem ainda mais fortalecidas com a presença de mais uma integrante da Avante no fórum. “Estamos pensando no fortalecimento da América Latina no World Forum, no programa de Global Leaders, para que possamos ter cada vez mais um grupo forte de representantes latino americanos. Esse é nosso desejo e nossa incidência enquanto representante dessa região”, disse Ivanna Castro.

Global Leaders

A missão do World Forum, organização civil sem fins lucrativos, é de promover uma troca de ideias permanente e global sobre a oferta de serviços de excelência para a primeira infância nos mais diversos ambientes. Entre os projetos, está o Global Leaders (GL) for Early Childhood, cujo objetivo é identificar, selecionar e oferecer suporte e subsídios a profissionais que militam pela primeira infância em diferentes lugares do mundo. Os GL são agrupados por região, a exemplo de Américas, África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.

World Forum 

O World Forum on Early Childhood Care and Education acontece a cada dois anos, ,desde 1999, e reúne pessoas que atuam com foco específico na Primeira Infância, de todas as áreas de direito, e investe na participação de minorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo