Um dia de brincar e aprender

Um dia de brincadeiras ao ar livre marcou a experiência escolar de 95 crianças do turno matutino e vespertino da ESCOLAB (Escola Laboratório da Prefeitura de Salvador – BA). A ação foi uma iniciativa da Avante –Educação e Mobilização Social, por meio do projeto Estação Subúrbio – nos trilhos dos direitos (KNH), em parceria com a equipe da Escola, que se engajou no Dia de Aprender Brincando, cuja mobilização nacional é fomentada pela Associação Cidade Escola Aprendiz – por meio do Programa Cidades Educadoras. Em 2017, em todo o território nacional, 165 mil crianças experimentaram uma aprendizagem a partir do brincar. Esse ano, o movimento global que fomenta e celebra o brincar e o aprender ao ar livre levou a experiência a 245 mil crianças brasileiras.

Para elaborar a programação, que contou com jogos coletivos, jogos sensoriais, brincadeiras de rua, brinquedos de rua, muita música e muita reciclagem e construção de brinquedos, aconteceu um forte diálogo entre a equipe da Escola, professores e gestores, e a do projeto Estação Subúrbio. As atividades foram divididas em oito Estações, em referência às 10 estações que ligam a Cidade Baixa ao Subúrbio Ferroviário da cidade – onde o Projeto é realizado – ao longo do trajeto de 13,5 KM, percorridos pelo trem.

Atividades

Os alunos foram recebidos na Escola com fitas coloridas, que os dividiam em grupos heterogêneos para participarem durante 20 minutos de cada uma das atividades lúdicas que os esperavam nas “Estações”, que ganharam nomes específicos: Jogos Coletivos, Jogos Sensoriais, Brincadeiras de Rua, Brinquedos de Rua, BrinkDance, Recicle e Brinque, Recicle e Crie e Brincadeiras de Percussão. Em formato de rodízio, as crianças passaram por todas as “Estações”, aos cuidados dos professores da ESCOLAB ou dos educadores do Projeto, garantindo, assim, a participação de todas, que experimentaram um dia de aprendizagens diferentes.

“As crianças gostaram muito do dia, perguntaram se teria mais, disseram que a ESCOLAB fica cada dia melhor, se envolveram, brincaram, criaram de forma amistosa e harmoniosa”, disse Glaucia Borja, psicóloga do Estação Subúrbio. “Aqui é massa, eu gosto daqui e gosto muito de brincar. Esse dia está diferente porque a gente nunca ficou muito aqui fora e eu estou achando legal. Daqui a pouco vou passar para outras ‘Estação’, outra atividade”, disse Caroline, aluna da Escola, que elegeu a oficina de percussão como sua preferida.

Ao final do dia houve uma reunião de avaliação com os adultos envolvidos na ação. Segundo Glaucia, o dia foi considerado muito alegre e o resultado das atividades positivo. “Todos se sentiram plenos e nos convidaram para participar do dia do brincar que a escola realiza no segundo semestre”, disse a psicóloga.

Estação Subúrbio

A Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a instituição alemã Kindernothilfe, atua no Subúrbio Ferroviário em dois territórios: Quilombo do Paraíso (Colinas de Periperi) e no bairro de Coutos, além da ESCOLAB, desde 2017, com ad da criança e do adolescente, com estratégias de combate à violência comunitária por meio da convivência com a arte, a cultura e o lazer. O projeto Estação Subúrbio – nos trilhos dos direitos é resultado dessa parceria e atuará no Subúrbio Ferroviário de Salvador até 2021.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo