Todos Juntos registra sua longa estrada no combate ao trabalho infantil

Todos Juntos registra sua longa estrada no combate ao trabalho infantilNa busca por ações concretas na prevenção e erradicação do trabalho infantil, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE) e a Avante – Educação e Mobilização Social trabalharam em colaboração no projeto Todos Juntos com vistas ao enfrentamento deste desafio. Uma na elaboração do projeto e na sua execução, outra no imprescindível apoio financeiro e monitoramento das ações, as duas instituições estiveram presentes em nove municípios do território da Bacia do Paramirim: Boquira, Macaúbas, Ibipitanga, Rio do Pires, Érico Cardoso, Paramirim, Tanque Novo, Botuporã, Caturama. Uma equipe de filmagem caminhou junto à equipe técnica para registrar esta itinerância na busca da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, de forma articulada e com espaço para a escuta das crianças.
No vídeo: Todos Juntos – Fortalecimento e articulação institucional com vistas à prevenção e combate ao trabalho infantil, que leva o mesmo título do projeto, executado na Linha de Formação para Mobilização e Controle Social da Avante, é possível acompanhar um pouco das ações realizadas junto a instituições integrantes do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente para estimular um trabalho articulado no combate ao problema. O projeto também realizou oficinas de escuta de crianças para saber como elas percebem a situação de trabalho infantil e ouviu os familiares que, se hoje ainda carregam dentro de si um pouco da cultura que legitima esta situação, um dia foram crianças que tiveram seus anos de infância suprimidos pelas obrigações diárias impostas para a sua sobrevivência e de sua família.
Ao prevermos no plano de trabalho do projeto Todos Juntos a documentação da experiência, quisemos não só guardar a sua memória, mas, especialmente, relembrar/repensar/re-significá-la, mediante a captação não só do nosso olhar, mas de vários outros que compartilharam conosco a ‘aventura’, no sentido de aprender com o que foi feito, criando a possibilidade de reconstruir/refazer/transformar a nossa própria prática. Este é o propósito da Avante ao realizar o registro dos seus projetos”, diz Ana Luiza Burato, coordenadora do projeto.
Além de todo o trabalho de articulação e conscientização, a equipe técnica do Todos Juntos percorreu quilômetros de estradas marcadas pelo trabalho infantil para conhecer como se apresentam as piores formas do problema na Bacia do Paramirim e, assim, construir um relatório que será devolvido para as instituições atuantes na região, dando suporte e fortalecimento ao combate ao trabalho infantil, além de contribuir para a mobilização da sociedade para desconstruir e evitar a naturalização do fenômeno.
Assista aqui    

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo