Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais

Trocando em Miúdos internacional – Intercâmbio de educadores

Palavras-chave:

17 de junho de 2012

 

Trocando em Miúdos - ÍndiaComo parte das ações formativas que realiza, a Avante promove viagens de intercâmbio com a equipe pedagógica envolvida nos projetos, pois acredita que esta é uma potente estratégia de aprendizagem. Além da programação acadêmica, ligada à área pedagógica, são desenvolvidas atividades culturais.

 

Em 2014: Índia.  O VII Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional Brazil’s EduRetreat 2014 foi foi inspirando na experiência no EduRetreat 2013, um intercâmbio que disponibiliza programas globais de desenvolvimento orientados por profissionais de renome no meio acadêmico. O alvo destes grupos é acessar ideias sobre educação e diversidades para ampliar a visão de mundo. Mumbai, Bangalore, Pune e Ahmedabad foram alguns dos lugares visitados, onde houve oportunidade de encontros com pensadores (mentes brilhantes) e visitas a instituições e iniciativas de referência e com propostas inovadoras, tais como Riverside School, Calico Textile Museum, Flame University, o Ashram Sabarmati, o Center of Learning, a Srishti School of Art Design Tecnology, a Mobile Creche, entre outros.

Em 2013: Paris /Barcelona.  Participaram  deste  VI  Intercambio 27 profissionais interessados em abordagens inovadoras para crianças de 0 a 3 anos. Os participantes conheceram o trabalho desenvolvido pelas associações Pikler Lóczy, em Paris, e Mestres Rosa Sensat, em Barcelona.  Nesta Edição os educadores participaram de workshops, visitas a instituições de referência, city tour, encontro com formadores especializados e contato com ambientes pedagógicos diferenciados. Dentre os participantes do intercambio estiveram presentes profissionais ligados a primeira infância de diversas partes do país: psicólogos, pedagogos e educadores; profissionais da área de saúde e profissionais que ocupam a rede de proteção à infância e instituições de acolhimento institucional.

Em 2009: Portugal e Espanha. Participação de 22 educadoras de Salvador e São Paulo em intercâmbio que contou com uma rica programação envolvendo eventos na Universidade do Minho, em Braga, na Universidade de Santiago de Compostela, na Escola da Ponte, bem como visitas a escolas em Braga, Porto e Santiago de Compostela.

Em 2006: Portugal. Participação de 20 educadores ligados a escolas e ONGs em programa que teve como parceiros a Universidade do Minho, em Braga e a Escola da Ponte. O evento incluiu visitas a escolas, à Associação Criança, a diversos projetos sociais e ao Laboratório de Aprendizagens, localizado em Cascais, quinta vila mais populosa de Portugal.

Em 2004: Buenos Aires. Participação de 35 educadores em um programa voltado para o tema “Ensino para Compreensão” que incluiu visitas a escolas e à Universidade de San Andrés, realização de palestras, relatos de práticas e trocas de experiências. Este programa contou com a presença da equipe da Rede L@titud Cone Sur – Iniciativa para a compreensão e o desenvolvimento da América Latina.

Em 2000: Toronto. Seminários no Ontário Institute for Studies in Education sobre temas como ciências, arte, literatura, além de visitas a instituições públicas de educação infantil e ensino fundamental.

Em 1999: Londres. Seminários no Instituto de Educação da Universidade de Londres sobre currículo, desenvolvimento e aprendizagem infantil nas áreas de Língua, Matemática e Ciências, além de visitas a instituições de educação pública dos níveis infantil e de ensino fundamental de Londres.

Perfil do Público: educadores em geral

Parceiros: Universidades e instituições educativas