Tese de doutorado analisa relação entre qualificação profissional e empregabilidade

“Juventude Trabalhadora Brasileira: percursos laborais, trabalhos precários e futuros (in)certos” é o título da tese de doutorado elaborada pelo pesquisador José Humberto da Silva, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e consultor associado da Avante – Educação e Mobilização. O trabalho, apresentado na Faculdade de Educação da Unicamp, analisa as trajetórias de formação e de trabalho de jovens egressos de programas sociais, questionando a ideia de que a formação e a qualificação profissional são garantias de vaga no mercado de trabalho.

Em entrevista concedida ao Jornal da Unicamp, o pesquisador explica que os resultados do estudo mostram não haver uma “relação direta, única, de causa e efeito, na relação falta de qualificação e desemprego”. Segundo José Humberto, quem determina a empregabilidade é o desempenho da economia. “Embora tenha ocorrido uma significativa elevação do ritmo de crescimento do País e uma geração de novos empregos para toda a população economicamente ativa (…), os jovens continuam sendo no Brasil o grupo mais escolarizado e mais desempregado entre os demais grupos etários”, destaca o professor, que reconhece a importância da qualificação, mas chama a atenção para a complexidade da questão e os efeitos limitados das políticas públicas atuais.

Leia a  entrevista :http://www.unicamp.br/unicamp/ju/569/estudo-coloca-em-xeque-tese-da-qualificacao-como-garantia-de-emprego

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo