Tecnologias Sociais e Educacionais

site_tecnologias-sociais

Ao longo dos anos, as metodologias desenvolvidas nos projetos da Avante, por meio de suas Linhas de Atuação, têm sido aproveitadas como tecnologias sociais. Um reconhecimento fruto dos impactos gerados pelas ações de transformação da realidade das pessoas e comunidades envolvidas no trabalho da instituição.

Espaço de acolhimento, informação e encaminhamento psicosocial

Atendimento comunitário, com vistas ao acolhimento de suas demandas sociais, psíquicas e biológicas. Favorece o acesso a diversos tipos de serviços como: saúde, educação, inserção profissional, cultura e lazer, por meio da consolidação de parcerias com a rede de serviços e atendimentos disponíveis na cidade. É oferecido, ainda, o fortalecimento e auxílio na construção de projeto de vida por meio de atividades de grupo.

Intercâmbio Internacional de Educadores

Como parte das ações formativas que realiza, a Avante promove viagens de estudo e intercâmbio de experiências para profissionais da área de educação e afins, pois acredita que esta é uma potente estratégia de aprendizagem e formação. Além da programação acadêmica, ligada à área pedagógica, que acontece em universidades ou organizações formadoras consideradas expoentes na área, são realizadas visitas a escolas e atividades culturais, fundamentais para a ampliação do repertório do grupo.

Formação continuada de educadores

Esta tecnologia é utilizada em projetos de formação de profissionais que trabalham em diferentes áreas e linguagens da Educação Básica; em projetos sobre o tema da inclusão e do desenvolvimento moral, atuando na melhoria das relações interpessoais e redução da vulnerabilidade social de crianças e jovens.

Formação de educadores para redução da vulnerabilidade social, relacional e afetiva na infância

A tecnologia proposta surge de uma preocupação relacionada com as situações de alta vulnerabilidade sócio afetiva na infância. A finalidade é incidir na redução dessa vulnerabilidade social, relacional e afetiva a partir de ações formativas junto aos profissionais da educação, grupos de crianças e seus familiares. O foco é a aprendizagem ligada aos relacionamentos interpessoais, compreendendo a importância do campo das artes e da cultura como elemento facilitador deste processo.

Elaboração de propostas pedagógicas / currículos

Elaboração participativa de documentos curriculares para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. O trabalho é realizado a partir de um diagnóstico e análise minuciosa dos documentos já existentes, e organização de grupos de trabalho, oficinas e seminários, mediados por especialistas para a viabilizar um alinhamento e sistematização desse patrimônio.

Mapa de Políticas Públicas e Serviços Municipais para Crianças de 0 a 6 e suas Famílias

Coloca à disposição dos cidadãos um conjunto qualificado de informações sobre o município, especialmente aquelas de maior interesse para a proteção, cuidados e educação de crianças até seis anos de idade.

Síntese da tecnologia: 1) pesquisa de dados visando a uma breve caracterização da realidade municipal – localização do município, área, limites, população, urbana e rural, histórico sucinto, indicadores econômicos e sociais, peculiaridades regionais e locais, se houver; 2) levantamento e análise de políticas públicas, equipamentos existentes no município, e suas localizações, capazes de atender a necessidades de proteção e educação das crianças de 0 a 6 (rede pública e privada); 3) pesquisa de campo, em particular junto a órgãos e entidades ligadas às áreas de educação, saúde, assistência social, visando ao aprofundamento das informações; 4) elaboração e impressão do Mapa; 5) desenvolvimento de estratégias de distribuição e divulgação do Mapa no município a fim de facilitar e garantir sua consulta e utilização efetiva pelos setores interessados.

Fomento e criação de grupos produtivos

Metodologia de fomento e apoio a empreendimentos de economia solidária compostos por mulheres em área urbana apoiado em 3 etapas: gerencial, relacional e comercial. Além de disponibilizar um formato próprio de construção de Festivais e Feiras para a comercialização dos artigos produzidos pelos empreendimentos como forma de sustentabilidade para o escoamento da produção.

Família Cidadã

Metodologia de trabalho cm famílias, comprometida com a perspectiva emancipatória, incentivo a autonomia e o protagonismo na superação de suas dificuldades. O trabalho privilegia quatro dimensões: subjetiva, cognitiva, sociocultural e politica, na busca por assegurar uma formação teórico-vivencial. Prevê a formação de reeditores sociais, especialmente entre agentes públicos das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, bem como lideranças comunitárias.

Formação de mediadores de leitura

A formação de mediadores de leitura realizada pela Avante objetiva aperfeiçoar ações de incentivo à leitura realizadas por educadores, professores, bibliotecários e estudantes. A formação acontece em 2 eixos – a relação pessoal do mediador com a leitura; e sua formação técnica. O primeiro eixo visa fomentar ou fortalecer o gosto pela leitura entre os mediadores, por meio de ações de fomento à leitura e ampliação cultural. A formação técnica instrumentaliza o mediador a planejar e realizar ações diversificadas de fomento à leitura para diferentes faixas etárias e participar de espaços de representação política por meio de conhecimentos sobre mediação, espaço de leitura, acervo, gestão e incidência em políticas públicas.