Tece Acontece elabora mapa para subsidiar sociedade no acompanhamento de políticas públicas

Seminario de 2 etapa do tece e  aconteceO Mapa de Políticas Públicas para a criança de 0 a 6 anos e suas famílias de 10 municípios baianos está em fase de revisão das informações sistematizadas e editoração para impressão. Construído pela equipe técnica do projeto Tece e Acontece durante as visitas realizadas aos municípios e por meio de coleta de informações junto a membros das secretarias e conselhos municipais, o documento tem como principal objetivo subsidiar agentes públicos, sociedade civil, famílias e os cidadãos em geral, no acompanhamento e controle das políticas públicas e serviços oferecidos no município à criança de 0 a 6 anos e suas famílias, nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Outra função do Mapa de Políticas Públicas é colaborar para a articulação e integração das ações setoriais desenvolvidas e para a identificação das carências nos serviços oferecidos em beneficio e defesa dos direitos das crianças de 0 a 6 anos. A pesquisa foi realizada em 10 municípios baianos – Antônio Cardoso, Candeias, Cardeal da Silva, Eunápolis, Irará, Jacobina, Pindobaçu, Porto Seguro Santa Cruz Cabrália e Senhor do Bonfim- durante o ano de 2013. Nas visitas, a equipe coletou fotos, realizou entrevistas e consultou documentos executivos das áreas de educação, saúde e assistência social bem como os planos municipais de Educação e os planos de Ação dos Conselhos. Os dados mais específicos como: aspectos socioeconômicos, administração local, dados quantitativos, gestão e estrutura dos serviços disponibilizados para a população foram fornecidos por membros das secretarias e dos conselhos setoriais (Saúde, Educação, e Assistência Social) bem como do Conselho Tutelar e o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Segundo Ana Luiza  Buratto, coordenadora do projeto Tece e Acontece, A visão da infância como uma etapa crucial do desenvolvimento da pessoa humana é relativamente recente. Não obstante alguns avanços, ainda são muitos os fatos e dados que apontam para necessidades de ampliação ou melhoria das oportunidades de educação, cuidado e proteção da maior parte das crianças brasileiras, especialmente no Norte e Nordeste do país. O Mapa é um importante instrumento que traz, à luz, a importância que temos dado, concretamente, à criança brasileira”.
O lançamento do Mapa está previsto para o próximo mês de abril e contará com a presença de representantes do Santander, parceiro da Avante no projeto e dos municípios contemplados.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo