Sistema de avaliação da Educação Infantil é apresentado pela Avante em seminário da SMED

A Avante – Educação e Mobilização Social apresentou, no último dia 4 de abril, o Sistema de Monitoramento do programa Nossa Rede Educação Infantil durante o seminário “Avaliação da/na Educação Infantil: tendências e desafios”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). O evento aconteceu no Ministério Público do Estado da Bahia, para um público de coordenadores pedagógicos e gestores da Rede Municipal de Educação de Salvador. O sistema, que inclui os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (INDIQUE), elaborados pela Rede, será aplicado pela primeira vez ainda no mês de abril.

Fez parte do evento uma palestra sobre o tema do seminário, realizada por Bruna Ribeiro, consultora do Ministério da Educação (MEC) e líder de projeto da Move Social (São Paulo – SP), empresa que oferece consultoria ao Paralapracá, outro projeto realizado pela Avante que, enquanto parceira técnica do Instituto C&A, atua em prol de uma Educação Infantil de qualidade.

O Sistema de Monitoramento é uma das quatro linhas de ação do Programa Nossa Rede Educação Infantil, juntamente com a construção do Referencial Curricular Municipal para Educação Infantil de Salvador, a elaboração de materiais e a formação dos profissionais. A apresentação ficou a cargo da consultora associada da Avante e uma das coordenadoras do programa na instituição, Mônica Samia.
Mônica ressaltou o alinhamento entre o sistema de monitoramento Nossa Rede Educação Infantil com os documentos nacionais e relatou o processo participativo de sua elaboração. A aplicação do sistema está previsto para acontecer, pela primeira vez, entre o final do mês de abril e meados de maio.

A mesa de abertura do seminário foi composta por Maria Thereza Marcilio, consultora associada fundadora da Avante; Gilmária Cunha, gerente de currículo da SMED Salvador; Rose Bonfim, representante do Fórum Baiano de Educação Infantil; Cintia Guanaes, promotora de Justiça, e Bruna Ribeiro.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo