Seminário marca encerramento do Paralapracá em Teresina

A realização do I Seminário de Educação Infantil de Teresina, nos dias 30 e 31 de outubro, marcou o encerramento da I Edição do Projeto Paralapracá no Município com um público de cerca de 550 educadores e uma programação intensa. Estiveram presentes Zilma Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP); Vital Didonet, da Organização Mundial para Educação Pré-escolar (OMEP); Sônia Barbosa, do Ministério da Educação e Cultura (MEC); Ana Teresa Gavião, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) – Jundiaí; e Roberta Borges, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que realizaram palestras com diferentes enfoques sobre o tema: Desafios da Primeira Infância. Um espaço especial foi reservado pela equipe organizadora, liderada por Giovana Saraiva, Gerente da Educação Infantil da SEMEC, para o encerramento da I Edição do Projeto Paralapracá.
No dia 30, a coordenadora geral do Projeto e da Linha de Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais , da Avante – Educação e Mobilização Social, Mônica Samia, e a assessora do município, Janaína Viana, apresentaram os principais resultados do Paralapracá, evidenciando que o Projeto fora incorporado à rotina das instituições parceiras. Segundo Samia, um importante objetivo foi atingido na medida em que os profissionais compreenderam que a incorporação dos eixos visa a concretização das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEI) na prática, e isso tem ocorrido por meio do processo formativo. Ainda segundo a coordenadora, “brincadeira, arte, música, literatura são linguagens que permitem a efetivação de um currículo adequado à faixa etária, que promova o desenvolvimento pleno das crianças, em sintonia com os documentos norteadores da política nacional”.
No dia 31, Patrícia Lacerda, gerente da área de Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A (IC&A) teve importante participação na cerimônia de entrega dos certificados da formação às coordenadoras da Rede Municipal de Educação que atuaram do projeto. Na ocasião, Patrícia recebeu da SEMEC uma placa em reconhecimento à relevância do trabalho do IC&A e da Avante, com os dizeres: “Assim se contribui para a educação infantil de qualidade no município de Teresina”.Patrícia fez questão de ressaltar a importância da Avante no desenvolvimento do projeto, saudando a parceria com o Instituto.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo