logo_Prancheta 45

Seminário Internacional debate a Primeira Infância

A Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e gestora institucional da Avante – Educação e Mobilização Social, Maria Thereza Marcílio, participou do “Seminário Internacional de Políticas para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância” promovido pelo Ministério da Saúde por intermédio da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O encontro foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em Brasília.
O evento contou com outras organizações e especialistas do Brasil, Cuba, Holanda, Chile e Estados Unidos para discutir as ações que estimulem o desenvolvimento integral, a alimentação e nutrição das crianças brasileiras de zero a seis anos. O encontro aconteceu entre os dias 17 e 18 de outubro em Brasília.
O objetivo do seminário foi o de articular, mobilizar e fortalecer as ações e estratégias que envolvem as políticas sociais básicas para o desenvolvimento integral na primeira infância a partir da apresentação dos avanços do Programa Brasil Carinhoso. O Programa é um conjunto de ações desenvolvidas pelos Ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Combate à Fome destinado a população de 0 a 6 anos de idade.
Maria Thereza Marcílio, ao participar da mesa de abertura do evento, salientou a importância do evento que qualificou como histórico, na medida em que ilustra o lugar que a primeira infância vem ocupando nas políticas públicas e nos programas governamentais.
“Junto a outros acontecimentos dos últimos dois anos, a sua realização nos  autoriza a afirmar que a primeira infância saiu da invisibilidade. O fato de existirem ações intersetoriais, a exemplo do Brasil Carinhoso, revela também a compreensão do direito da criança à atenção integral e integrada”.
Segundo Maria Thereza, é preciso que agora busquemos a tradução nos municípios. “Todos os esforços devem ser feitos para que a visibilidade conquistada no âmbito do governo federal se traduza na concretude da vida das crianças, pois sabemos que ainda há uma larga brecha entre o proposto e o acontecido.”
COMITÊ – Na cerimônia de abertura do seminário, 17 de outubro, foi criado o Comitê de Especialistas e de Mobilização Social para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância do Ministério da Saúde (MS).
A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) passa a integrar este Comitê. Para Maria Thereza Marcílio a participação é o reconhecimento do governo federal do papel e do lugar que a RNPI ocupa no cenário nacional no tema primeira infância.
“O Comitê traduz a militância da Rede pela defesa e garantia dos direitos da primeira infância. O tema começa a sair da invisibilidade e passa a ser sujeito de políticas públicas e de programas de governo”, avalia.
Informações de Tatiana Alves, assessora da RNPI

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo