Todos Juntos conclui ações de combate ao Trabalho Infantil no Território de Itaparica

O Projeto Todos Juntos, realizado pela Avante-Educação e Mobilização Social, em parceira com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), no âmbito do Programa Bahia do Trabalho Decente (PBTD), concluiu suas ações em mais um território da Bahia. O seminário final, no qual as cidades envolvidas mostraram os resultados das formações de agentes públicos e conselheiros municipais e as articulações em rede para o enfrentamento ao Trabalho Infantil, aconteceu no dia 16 de março, no auditório do Espaço Crescer na SETRE. Os resultados mostraram que foi implantado, nos seis municípios envolvidos, uma base sustentável que assegura a continuidade do enfrentamento ao Trabalho Infantil. Dessa etapa fizeram parte os municípios do Território de Identidade Itaparica formado por: Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas.

 “Nós temos no país a melhor legislação e uma boa estrutura de cuidado à infância e à adolescência. O que ela precisa é se articular, se fortalecer e funcionar. Então, a nossa maior satisfação é ver que conseguimos fortalecer o que já existia, a partir da articulação de uma rede, sem criar nenhuma estrutura nova. E testemunhar a confirmação dos municípios de que este é um caminho que traz resultados. E que, acima de tudo, é um caminho que dá sustentabilidade à proposta do projeto de enfrentamento ao Trabalho Infantil”, disse Ana Luiza Buratto, consultora associada fundadora da Avante e coordenadora do projeto Todos Juntos.

 Com o título “Todos Juntos Itaparica – fortalecimento e articulação institucional visando a prevenção e combate ao trabalho infantil”, o evento contou com uma mesa de abertura formada pelo Secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes; o representante do Ministério Público do Trabalho, Bernardo Guimarães; a representante da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Vilas Boas; e de Ana Luiza Borrato, da Avante.

 Antes de deixar o auditório para cumprir outras agendas, o secretario Álvaro Gomes, em entrevista ao site da organização, elogiou o trabalho desenvolvido pela Avante. “Nós fazemos questão de ressaltar a importância do trabalho que a institiuição realizou formando pessoas para combater o Trabalho Infantil. Foi uma contribuição muito grande com esse projeto que, após a conclusão nos dá, hoje, uma prestação de conta na qual podemos observar o seu êxito, que serve também para podemos aperfeiçoar nosso trabalho cotidiano de combater à situação”, disse.

 A coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Tânia Portugal (assessora especial da SETRE), também participou do seminário e se mostrou feliz com os resultados alcançados pelas cidades. “É um percurso exitoso. O ideal é que não exista o Trabalho Infantil, mas enquanto existir precisamos de pessoas, instituições e organizações que o combatam. Para nós é muito prazeroso ter a Avante como uma das executoras de projeto da SETRE. Quero agradecer a todos, parabenizar e dizer que continuemos avante para que todos juntos, um dia, olhemos para trás e vejamos que construímos uma estória bonita em cada uma dessas cidades, dando direito a cada criança e adolescente, ao passo que construímos uma sociedade mais humana, justa e igual.”

 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo