Seminário debate proposta de Educação Integral para o País no contexto pós eleição

Dialogar sobre os múltiplos contextos e os diferentes caminhos para a Educação Integral no País é o foco do V Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI), que acontece em São Paulo, nos dais 24 e 25 de setembro, no Sesc Vila Mariana. Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante – Educação e Mobilização Social, integra mesa que irá colaborar com a reflexão sobre o impacto das desigualdades territoriais na formação dos gestores e na formação continuada dos professores, ao compartilhar a experiência da instituição em mais de 20 anos atuando na formação desses profissionais em território brasileiro.

A mesa: O direito à educação no Brasil e as perspectivas para a educação integral, provoca os participantes a lançar um olhar sobre o atual panorama político brasileiro e debater sobre os avanços e desafios da Educação brasileira desde a Constituição Federal de 1988, na perspectiva de uma agenda de Educação Integral no País.  Para Maria Thereza, “hoje, vivemos um momento gravíssimo de falta de perspectiva, de ausência de projetos e um clima de destruição e descrédito das intuições, de dizer que a escola pública é um caos, que os professores são incompetentes, que os alunos são marginais, de que as famílias são desestruturadas. Não ouvimos um discurso de construção de projeto de Nação, mas um discurso de desfazimento. É um momento difícil, mas precisamos nos manter firmes nesses princípios, nessa crença, que o caminho é esse, que eles passarão e nós passarinho”, afirma.

A mesa acontece no primeiro dia do evento (24), da 11h30 às 13h. Também integram o diálogo: José Henrique Paim Fernandes, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) e ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Macaé Evaristo, ex-Secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação; Rosana Rodrigues Heringer, que integra o Conselho Fiscal da CLADE (Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação); e o Conselho Diretor do Fundo Social Elas. A mediação fica por conta de Anna Helena Altenfelder, superintendente do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
Ainda no dia 24 serão debatidos, em outras mesas, temas como: o enfrentamento dos diferentes tipos de discriminação no ambiente escolar; currículo na educação integral e o paradigma do cuidado. O dia 25 de setembro será um dia de atividades opcionais, que acontecerão em espaços educativos e culturais de São Paulo.

O evento é promovido pela Fundação SM, em parceria com o Canal Futura, CENPEC, Centro de Referências em Educação Integral, CIEDS, Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação. Realizado no Brasil desde 2015, o SIEI aconteceu pela primeira vez em 2008, na Cidade do México.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo