Semana do Bebê traz teatro para a Primeira Infância a Salvador

Semana do bebe teatro (Template)A companhia hispano-brasileira La Casa Incierta – arte para a primeira infância virá pela primeira vez a Salvador para sessões especiais durante a Semana do Bebê. O espetáculo Café Frágil será encenado no Teatro de Dança da UFBAde hoje (4 de novembro) a 7 de novembro, em três horários:  9h:15, 10h:30 e 15h para um público infantil de 0 a 2 anos de 11 creches da Secretaria de Educação de Salvador.

“Para os bebês será uma oportunidade para viverem uma experiência diferente e rara para conhecer coisas que nunca lhe são oferecidas, de se envolver em sensações e emoções novas, de entender, por meio do teatro, outros aspectos do mundo e da vida”, observa a atriz e cantora brasiliense, Clarice Cardell, que integra a companhia La Casa Incierta. Para ela, o teatro é uma arte única e privilegiada. Uma arte do tempo e do espaço que tem muito a oferecer ao desenvolvimento intelectual e emocional de qualquer ser humano, em qualquer fase de sua vida.

La Casa Incierta é pioneira no campo das artes cênicas para este público e traz consigo uma estrutura apropriada para proporcionar à sua plateia a experimentação de uma linguagem poética “à altura das capacidades infinitas com as que nascem os seres humanos”, conforme descrito no site da companhia.
La Casa Incierta atua no Distrito Federal e tem como objetivo difundir uma arte de qualidade que reconhece o direito à cultura da Primeira Infância, o que não tem sido ofertado, em quase todo o país, pela inexistência de espetáculos específicos para esse público. Com isso, a companhia, proporciona a integração social da Primeira Infância, por meio da cultura.

O trabalho da companhia engloba uma ação de sensibilização por meio de uma conversa prévia com os educadores e/ou pais antes da realização das apresentações. A equipe técnica do espetáculo realiza também a montagem e desmontagem de um pequeno teatro dentro dos espaços alternativos e/ou creches (neste caso no Teatro da Escola de Dança da UFBA), com equipamentos de som, luz e uma arquibancada adaptada para o público de 0 a 2 anos.

Café Frágil

A Companhia apresentará o espetáculo Café Frágil, que aborda a poética do delicado momento do café da manhã, sua riqueza evocativa cultural; mitológica, filosófica e antropológica. Uma instalação de objetos, esculturas e pinturas dará forma a nove maletas que portam, cada uma, um café da manhã diferente.

O espetáculo é montado num espaço em forma de caracol onde uma estranha mulher vestida de branco traz as malas com o café da manhã. A atriz- cantora brasiliense Clarice Cardell nos leva a saborear a delicada poesia de cada um dos nove cafés da manhã, feitos especialmente para a Primeira Infância.
Estreado em novembro de 2011, no Piccolo Teatro de Milano, o espetáculo contabiliza mais de 170 apresentações em festivais e programações internacionais em países como Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, França e Israel.

Onde: Teatro da Escola de Dança da UFBA (Avenida Adhemar de Barros, S/N Campus de Ondina- Salvador)
Quando: dias 4, 5, 6 e 7 de novembro, às 9h:15, 10h:30 e 15h
Público: crianças de 0 a 2 anos de 11 creches da Secretaria de Educação de Salvador.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo