Secretários municipais participam de encontro de trabalho do Vozes da Cidade

O projeto Vozes da Cidade realizou nesta segunda feira, 26 de janeiro, o seu segundo encontro de trabalho e contou com a presença de secretários municipais, além da equipe do projeto, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da coordenação do Unicef Bahia/Sergipe. Segundo o consultor associado da Avante – Educação e Mobilização Social e coordenador do projeto, José Humberto Silva, a reunião correspondeu às expectativas.  “Todos os representantes do poder público se comprometeram em assumir o compromisso de colaborar com as ações do Vozes da Cidade e contribuir com toda infraestrutura que o projeto demanda”, disse.

Além de reforçar os laços entre os parceiros, um dos objetivos da reunião que aconteceu na sede do Unicef, em Salvador, foi apresentar a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), encampada em oito capitais pelo Unicef, e que em Salvador ganhou o nome de Vozes da Cidade: Crianças e adolescentes participando da construção de Salvador. Outro objetivo foi debater e aprofundar a participação da Prefeitura no projeto.

O secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, frisou que a reunião de trabalho entre os parceiros do projeto não poderia ser realizada em momento mais oportuno. “A Prefeitura está passando por um processo de revisão de metas, o que nos abre espaço para incluir os objetos do projeto dentro dos planos de ação para os próximos anos”, disse. Ele declarou também que vai reunir todos os subprefeitos para que eles se familiarizem com o projeto e se engajem de maneira mais efetiva. O secretário acrescentou ainda que “o prefeito ACM Neto pediu que o processo de inserção da Prefeitura no andamento do projeto Vozes da Cidade seja acelerado”.

O caráter oportuno do Vozes da Cidade foi ressaltado também pela assessora técnica da Casa Civil, Tatiana Matos. “As ações do projeto contribuirão para a construção do diagnóstico da criança e do adolescente. Há anos estamos esperando um raio-X como esse. O projeto chegou num bom momento”, disse.

Além do secretário da Casa Civil, compareceram, representando a Prefeitura, o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Henrique Trindade, e a assessora da Secretaria de Educação, Cristina Santana. O CMDCA foi representado por seu presidente, Rodrigo Alves e o UNICEF pela coordenadora do escritório Bahia/Sergipe, Helena Oliveira. Pela equipe da Avante, além do coordenador José Humberto, a instituição foi representada pelos coordenadores territoriais; Sonia Bandeira, Judite Dultra, Marília Rios e Frank Ribeiro.

Novas reuniões de trabalho entre os parceiros do projeto estão sendo marcadas. A próxima também ocorrerá na sede do UNICEF, no próximo dia 29. Na ocasião, entre outros assuntos, o UNICEF fará uma devolutiva à administração de Salvador dos resultados que constituem a linha de base do levantamento feito em 2013/2014 junto ás secretarias municipais de saúde, educação, e desenvolvimento social sobre a situação da infância e adolescência em Salvador.

O projeto Vozes da Cidade: Crianças e adolescentes participando da construção de Salvador irá impulsionar a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) no município. O projeto é fruto de uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), protagonista da iniciativa da PCU em todo o Brasil, da Avante – Educação e Mobilização Social, executora do Vozes da Cidade, da Prefeitura e do CMDCA.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo