Salvador sedia encontro de Global Leaders das Américas


Após diversos encontros virtuais regulares, em grupo e individuais, os 14 Global Leaders da Américas selecionados para participar do Fórum Mundial sobre Cuidados e Educação na Primeira Infância em maio de 2014, se encontram em Salvador para o Seminário dos Global Leaders das Américas, quando apresentarão os projetos desenvolvidos em prol da primeira infância ao longo do ano e terão acesso a experiências exitosas para esse público. O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no hotel Pestana Convento do Carmo.

O Global Leaders (GL) é um dos projetos criados pela organização do Fórum Mundial, cuja última edição aconteceu em San Juan – Puerto Rico, e que tem por objetivo identificar e apoiar lideranças em todos os continentes para que desenvolvam ações de defesa dos direitos das crianças nos seus respectivos países, e para que se fortaleçam como advogados da primeira infância. Para tanto, são formados grupos por regiões globais, o das Américas é um deles e conta com seis GL do Brasil, dois da Colômbia, dois do Peru, dois do México, um de Porto Rico e dois dos EUA.

Ao longo do ano, os GL foram acompanhados pelos GL Mentors, que foram Global Leaders em outra edição do Fórum e se propuseram a fazer um trabalho de tutoria individual com os novos. No evento em Salvador, o grupo das Américas dá prosseguimento a sua formação como advogados da primeira infância ao conhecerem experiências exitosas e compartilharem seus trabalhos acolhendo análises, contribuições e aperfeiçoamento pelos próprios GL e convidados. “No Seminário eles estarão em contato com nomes de referência da primeira infância. Será uma oportunidade para troca de experiências, desafios e para pensar realidades”, diz Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante – Educação e Mobilização Social, integrante o grupo gestor da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e coordenadora do grupo de GL da América Latina desde 2012.

Brasil

Além de ter uma brasileira como coordenadora dos GL da América Latina, a representação do Brasil é a maior dentro do grupo das Américas. Ana Marcilio, consultora associada da Avante e coordenadora do projeto Infâncias em Rede, é uma das Global Leaders a integrar o grupo, ao lado de outras 5 brasileiras – – todos integrante da RNPI: Nayana Brettas – da CriaCidade; Giovana Barbosa – da Aliança pela Infância; Gabriela Pluciennik – da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV); Moana Van de Beuque –  do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP); Paula Jancsó Fabiani – do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).

O grupo de GL da América Latina conta com a parceria e apoio da Fundação Bernard van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Instituto C&A, já parceiros da RNPI.  “Como coordenadora do grupo (desde 2012) fico muito satisfeita em constatar que a parceria entre a RNPI e o Fórum Mundial, que foi consolidada em 2013, vem dando bons frutos”, comemora Maria Thereza Marcilio.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo