Salvador realiza Semana do Bebê

A Semana do Bebê á uma estratégia de mobilização social que tem por objetivo colaborar para o fortalecimento do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos como uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Este ano Salvador (Ba) adere ao movimento, que vem sendo realizado em diversos locais do país há 14 anos, tendo como pioneiro o município de Canela (RS). O evento acontece entre os dias 3 e 8 de novembro com uma programação aberta e gratuita que inclui palestras, grupos de bebês e rodas de conversa de mãe e bebês, musicalização para bebês, cirandas reflexivas, exibição de filmes, encontros lúdicos, disponibilização de serviços de saúde e muito mais.

A mobilização soteropolitana em favor da primeira infância está sendo realizada pela prefeitura, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Unicef e apoio do Ministério Público do Estado Bahia (MP – Ba), e da Universidade Federal da Bahia (UFBa). A abertura do evento acontece no dia 3 de novembro, no Auditório do MP (Ba), em Nazaré (Av. Joana Angélica), às 9h. E culmina com um encontro lúdico com bebês na Praça do Campo Grande, no dia 8 do mesmo mês.

A Avante – Educação e Mobilização Social, na condição de secretaria executiva da Rede Estadual Primeira Infância (REPI – Ba), participa da mesa de abertura ao lado do prefeito de Salvador, dos secretários municipais de saúde, de educação, de Assistência Social e Combate à Pobreza, representantes do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), do Ministério Público (Ba), do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da coordenadora do UNICEF.

Conheça a programação completa

História

A Semana do Bebê foi idealizada pelos professores gaúchos Odon Monteiro, Salvador Célia e pelo radialista Pedro Dias. Ano passado (2013), a Semana do Bebê chegou à sua 15º edição no município de Canela (RS) – pioneiro na iniciativa.  Em 2010, o UNICEF passou a apoiar o evento.

A experiência, então, foi sistematizada e apresentada na publicação Como realizar a Semana do Bebê em seu município.  A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do país. Hoje os números são bem significativos: 363 municípios envolvidos, 550 semanas realizadas e mais de um milhão e meio de crianças beneficiadas de acordo com dados do IBGE, divulgado no site dedicado ao evento.

O projeto vem se fortalecendo ao longo dos anos e, de acordo com o site do movimento, já apresenta resultados: a formação de novos profissionais da rede de saúde e educação; o acompanhamento integral e multidisciplinar dos bebês de até 1 ano de idade; o aumento dos índices de amamentação e diminuição do desmame precoce, entre outros.

No município de Canela (RS), por exemplo, o site afirma que a taxa de mortalidade infantil saiu de um patamar de 13,98 % em 1999 para 7,34% em 2010. O que coloca a Semana do Bebê como uma “iniciativa consistente, capaz de transformar cenários e fazer a diferença na vida das crianças e da comunidade”.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo