Roda Gigante nas ondas do rádio com temas sobre a infância

O movimento Roda Gigante estará as terças feira de outubro no Multicultura, programa da Rádio Educadora da Bahia (107.5), integrante do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), uma das instituições que compõem a Rede Estadual Primeira Infância (REPI – BA). A pauta será a primeira infância e os bate-papos começam a partir do dia 6, ao meio dia. O movimento Roda Gigante entra o mês dedicado à criança, mobilizando a sociedade civil e vai aproveitar o espaço na rádio para falar sobre: infância e consumo, direito ao brincar, infância e violência, e infância e identidade.

O Roda Gigante​: primeira infância em movimento se articulou para ampliar o diálogo com e sobre a primeira infância. A ideia é extrapolar o discurso especializado e trazer para a população a pauta da criança pequena como sujeito de direitos​, trazer para o espaço público ações e conhecimento sobre o tema. O movimento pretende mobilizar a sociedade civil de maneira mais ampla e o espaço da rádio é estratégico para isso”, diz Ana Oliva Marcilio, coordenadora do projeto Infâncias em Rede/Bernard van Leer, pela Avante – Educação e Mobilização Social, secretaria executiva da REPI – BA.

Para ela, estreitar o diálogo com a Rádio Educadora também é fortalecer os direitos das crianças no espaço público. “Quando a gente pensa que rádios e ​canais de TV são, na verdade, concessões públicas e devem favorecer o fortalecimento da cidadania, conseguir esse espaço num horário no qual o enfoque mais comum tem sido o de violação dos direitos, ​é conseguir inverter a pauta ​do negativo para o positivo, ​e de forma propositiva e garantidora desses direitos”, diz.

Para abordar os temas, a Rede e o IRDEB articularam pessoas que militam pelos direitos das crianças em Salvador e no Brasil. Os assuntos serão distribuídos na grade de outubro da emissora da seguinte forma: no dia 6, infância e consumo; no dia 13, a infância e o direito ao brincar. No dia 20, é trazido a público a discussão sobre infância e violência; e na última terça feira do mês, 27, infância e identidade.

Roda Gigante

O Movimento Roda Gigante nasceu do desejo de garantir a proteção, o brincar, a educação e a cultura às crianças de 0 a 6 anos, e trabalha no sentido de dar visibilidade a este público por meio da ocupação de espaços públicos, garantindo o exercício do protagonismo infantil e do envolvimento de famílias, cuidadores e profissionais ligados à primeira infância. Neste sentido, um dos focos do Roda Gigante é articular a Rede Estadual Primeira Infância – BA (REPI/BA).

O movimento nasceu em 2011 a partir da parceria entre instituições e cidadãos engajados nas causas da primeira infância. Hoje o movimento conta com 25 integrantes que se reúnem mensalmente para pensar e desenvolver ações que promovam a cidadania do público em foco.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo