RNPI participa de Seminário sobre desenvolvimento integral da criança

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) participou da 5ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz que promoveu, de terça-feira, 6 de novembro, até quinta-feira, 8, conferências e cursos ministrados por 14 especialistas do Brasil e exterior nas áreas de saúde materno-infantil e educação. “O desenvolvimento integral da criança — teoria e prática” foi o tema deste ano.
Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante e coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI, foi umas das palestrantes no último dia de evento, 8 de novembro, para debater “Redes de organizações pela Primeira Infância: estrutura social na garantia dos direitos da criança”. O doutor Oscar Suriel, coordenador da Unidade Técnica de Saúde Familiar (OPAS/OMS) e Maria de Lourdes Magalhães, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA/SDH) também compuseram a mesa de especialistas.
Thereza Marcilio avalia que o evento é de extrema importância para o fortalecimento do sistema de garantias dos direitos da infância. “Mostrar a Primeira Infância é sempre positivo. Nós estamos com uma mobilização muito grande de tirar a Primeira Infância da invisibilidade”.
Em sua apresentação, ela afirma que a grande contribuição da RNPI foi o lançamento do Plano Nacional Primeira Infância (PNPI) aprovado pelo Conanda. “A rede é um organismo extremamente complexo. Não é um trabalho fácil. O ser humano é um ser social e a ideia de cooperar está mesmo dentro de nós, mas ela não desabrocha naturalmente. Eu diria que o trabalho da rede é o trabalho de tecer esses nós, de aproximar entes diferentes, mas com um propósito, com uma missão comum e fazer com que nossas diferenças não nos inviabilizem, não nos paralisem, mas elas sejam contribuintes da força e da dimensão da Rede. Uma rede que é diversa e que precisa trabalhar na diversidade”.
De acordo com Maria de Lourdes Magalhães, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda/ SDH), a mobilização em rede pelo Conanda auxiliou, por exemplo, na redução da mortalidade infantil. “O Conselho trabalha na esfera da mobilização das articulações de todas as políticas e envolve tanto a sociedade civil quanto o governo. E acaba induzindo as demais políticas”.
A Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz é organizada anualmente com o objetivo de sensibilizar e conscientizar autoridades, organizações não governamentais e a sociedade para a necessidade de dedicar maior atenção às crianças de zero a seis anos, fase primordial para a formação de indivíduos aptos à convivência social e à cultura da paz.
Informações da asssessoria de comunicação da RNPI, Tatiana Alves

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo