Proibição da venda dos andadores é uma vitória para os movimentos sociais

Para o movimento de mobilização nacional, que contou com o apoio da Avante – Educação e Mobilização Social e mais 14 instituições signatárias de uma nota pública contra o andador infantil, a aprovação do projeto do senador Paulo Davim (PV-RN), que proíbe a produção, importação, venda e até doação de andadores infantil, utilizados como apoio no aprendizado do ato de andar dos bebês, representa uma vitória.

O Projeto de Lei foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor e recomenda que, tão logo a proibição comece a valer, a população seja estimulada a destruir os andadores existentes. Os andadores vêm sendo sistematicamente combatidos por médicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que deram início a uma campanha para bani-los do país. Eles se ampararam em estatísticas de acidentes graves ocorridos com bebês em fase de aprendizagem do ato de caminhar.

A mobilização nacional da qual a Avante faz parte não vai parar com essa vitória, pois o projeto precisa ainda ser aprovado pela Comissão de Direitos Humanos, a última no senado. Em seguida, o projeto segue para votação no plenário da Câmera dos Deputados.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo