Plano Distrital pela Primeira Infância dá voz às crianças

Salvador (BA) – Em consonância com a  Convenção sobre os Direitos da Criança, (artigos 12 a 14, o Distrito Federal abre espaço para escuta das crianças no processo de elaboração do Plano Distrital pela Primeira Infância. O processo foi registrado em dois vídeos que estão sendo divulgados com o intuito de promover os Direitos da Criança, e reforçar o compromisso da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). 

Os vídeos foram dirigidos por Gustavo Amora, que contou com a participação de Vital Didonet, membro da Secretaria Executiva da Rede e Professor Especialista em Educação Infantil;  Nayana Brettas, integrante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e diretora executiva e de projetos da CriaCidade;  e de diversos outros parceiros que trabalharam com afinco para que o Plano Distrital representasse os anseios das crianças e suas famílias.

O primeiro vídeo, Escutar as Crianças  registra as falas de crianças de 3 a 6 anos de uma instituição de educação infantil do Distrito Federal. O vídeo mostra que as crianças possuem opiniões próprias e soluções possíveis para os problemas do cotidiano. O segundo vídeo, Escutar as Crianças – faça você mesmo,  traz depoimentos de gestores, familiares, professoras e crianças, relata o processo de escuta e foi produzido com o objetivo de ajudar aqueles que desejam incluir a participação das crianças na formulação de políticas públicas ou em outras situações em que elas precisam ser ouvidas.

Compartilhe os vídeos em sites e redes. Quanto mais eles forem vistos, mais o direito das crianças participarem daquilo que lhes diz respeito estará sendo cumprido.
 
 
   
 
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo