Parque Costa Azul recebe Feira de Economia Solidária

Empreendedores atendidos pelos Centos Públicos de Economia Solidária de Salvador irão apresentar ao público a produção coletiva de artesanato e outros itens da cultura popular, numa divertida exposição que acontece hoje, sábado e domingo (6, 7 e 8 de junho), no Parque Costa Azul.

A feira será aberta ao público das 14 às 21 horas, e funcionará no sábado e domingo das 10 às 21 horas. Além da exposição de artesanato, haverá uma área reservada para barracas de alimentos fazendo a venda de comidas típicas e lanches naturais, e um palco para apresentações culturais durante todo o evento. (Grupos de poesia, danças e musicas), semelhante aos Festivais Florescer de Economia Solidária, que se destacaram pela valorização e abertura de espaço para apresentações de artistas locais pouco conhecidos pela mídia, a exemplo do samba de roda, das danças folclóricas, dos artistas de rua, entre outros.

A cooperação e a solidariedade, valores típicos deste tipo de economia, marcam também a relação dos que estão envolvidos com o fomento das cooperativas. No último Festival Florescer, o CESOL Barra e o CESOL Sussuarana foram parceiros  no evento ao apoiar os empreendimentos que eles encubam para que participassem do Festival. “Hoje, fico feliz de ver que as feiras de economia solidária também têm espaço para grupos artísticos locais assim como fizemos nos Festivais Florescer de Economia Solidária da Avante”, diz a coordenadora da Linha de Formação para o Trabalho da instituição, Fabiane Brazileiro.

Uma opção de lazer

Uma boa opção de lazer neste final de semana, a Feira de Economia Solidária terá 50 barracas com exposição de produtos artesanais dos mais variados tipos, entre artigos de uso pessoal e decorativos, que são fabricados manualmente, com muita criatividade e atenção aos princípios da solidariedade, cooperação e autogestão dos empreendimentos.

O consumo responsável de produtos respeitando o meio ambiente é outro atributo da economia solidária que estará em evidência na Feira do Parque Costa Azul. O evento antecede o Dia dos Namorados e será uma oportunidade de encontrar presentes criativos a preços acessíveis.
A iniciativa nasce da identificação, pelo PANGEA, por meio das equipes técnicas do CESOL, do gargalo dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES) sendo espaços para comercialização de seus produtos. Concebido a ideia deste projeto o mesmo se coaduna com uma nova demanda da Superintendência de Economia Solidária SESOL,  da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE) para criação de um circuito itinerante de feiras de economia solidária.

Feira Itinerante

Esta é a 1° Feira Itinerante (FIESOL) a ser realizada em um espaço público, o Parque Costa Azul, cedido pela CONDER. Nesse sentido o PANGEA se articulou com Organização Social Filhos do Mundo (gestora de outro CESOL localizado na Barra), governo do Estado, através da CONDER e SETRE, para potencializar a articulação entre os atores da Economia Solidária na região metropolitana de Salvador.

O evento não tem fins lucrativos e tem por objetivo oportunizar os meios de promoção e comercialização de produtos oriundos da produção coletiva e das práticas do preço justo e da solidariedade em respeito ao consumidor, através de associações, cooperativas e núcleos produtivos, visando incentivar os Empreendimentos de Economia Solidária na perspectiva da geração de renda.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo