Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais

Programa Paralapracá Brasil

Palavras-chave:

5 de novembro de 2015

Banner PLPK_NewBlack

 

Clique aqui

 

 

Clique aqui   Clique aqui   Clique aqui   Clique aqui   Clique aqui

O programa Paralapracá mobiliza uma cadeia de profissionais da Educação Infantil dos municípios, com o intuito de impactar na qualidade da Educação oferecida às crianças, com vistas ao seu desenvolvimento integral, por meio da formação de profissionais da Educação Infantil. 

O público alvo do Programa são os coordenadores pedagógicos das redes municipais de Educação e/ou outros profissionais que assumam o papel de formadores, além dos técnicos das secretarias ligados à Educação Infantil. Direta ou indiretamente, são envolvidos prefeitos, secretários de Educação, diretores, professores e demais funcionários das instituições que atuam nesse segmento.

As ações de formação do Programa são desenvolvidas em caráter semipresencial. As ações presenciais se dão por meio de encontros formativos periódicos e visitas técnicas de assessoria. Já as ações a distância são desenvolvidas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). São abordados eixos centrais do currículo desse segmento e a importância da qualidade do ambiente educativo, a fim de que coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias de Educação possam desenvolver ações formativas, fortalecendo as instituições de Educação Infantil como espaços de desenvolvimento profissional permanente; assim como as políticas relativas a este segmento com ações de apoio à gestão relativas a: currículo, formação e infraestrutura e materiais.

A iniciativa possui formatos específicos voltados para atender as diferentes realidades dos municípios, com o intuito de favorecer o desenvolvimento de ações que irão colaborar com o alcance dos objetivos do programa.

História

Ao longo de quase 20 anos de atuação, as metodologias desenvolvidas nos projetos da Avante – Educação e Mobilização Social  têm sido reconhecidas e utilizadas como tecnologias sociais como consequência dos impactos positivos gerados nas pessoas e nas comunidades envolvidas. Entre elas, a Formação Continuada de Educadores.

O Paralapracá é uma frente de formação de profissionais da Educação Infantil, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, com apoio do Instituto C&A. O trabalho se desenvolve a partir de parceria estabelecida com as secretarias municipais de Educação, valorizando, ampliando e fortalecendo os saberes de cada localidade onde vamos.

O Paralapracá foi lançado em 2010 como um projeto do programa de Educação Infantil do Instituto C&A, originalmente focado na região Nordeste. Desde então, chegou a dez municípios, em dois ciclos de implementação. No primeiro ciclo, entre 2010 e 2012, foi desenvolvido nas cidades de Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). No segundo ciclo, que se iniciou em 2013 e vai até 2017, abrange os municípios de Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE), com resultados significativos constatados pelos processos de monitoramento e pela avaliação externa realizada pela consultoria Move Social.

Ao longo desse período, o Paralapracá impactou na vida de mais de 50 mil crianças. Suas inovações geraram uma mobilização por um currículo para Educação Infantil na Rede Municipial de Educação de Maceió (AL), que resultou na entrega do Guia de Orientações Curriculares para a Primeira Infância à sociedade alagoana. A experiência do AVA Paralapracá foi selecionada para ser apresentada durante o 21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, realizado em Bento Gonçalves (RS), entre 25 e 29 de outubro, e promoveu a inclusão digital de mais de 500 coordenadoras pedagógicas

Em 2015, a tecnologia social do projeto, desenvolvida a partir da parceria técnica com o Instituto C&A, ​foi transferida para a Avante, tornou-se metodologia consagrada pelo Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC), ​o que confere notório saber à instituição na formação continuada de profissionais d​a​ Educação Infantil. O projeto, então, ganha um novo formato – Programa Paralapracá, ganhando caráter nacional.

Nosso compromisso com a Educação Infantil de qualidade só cresce, fazendo justiça às 20 milhões de crianças de 0 a 6 anos cidadãs de todas as partes do Brasil. Isso significa que ele produz resultados significativos para a melhoria da educação infantil e que pode ser levado para qualquer município brasileiro.

Essa trajetória, com detalhes e​ ​resultados do projeto, e acesso aos materiais do Paralapracá, pode ser conhecida e acompanhada pelo site www.paralapraca.org.br.

 

Clique aqui para imprimir Imprima as informações disponibilizadas nessa página.