Paralapracá participa da Fliporto – festa literária internacional de PE

A Fliportofesta literária internacional de Pernambuco chega a sua 10ª edição com uma homenagem ao escritor pernambucano Ariano Suassuna e programação específica para adolescentes e crianças (Fliporto Galera e Galerinha). O evento acontece a partir de hoje, quinta, 13 de novembro e segue até domingo, 16, no Centro Histórico de Olinda. O projeto Paralapracá garante presença na Feira a convite da Secretaria Estadual da Criança e do Adolescente. “Vem muita gente de fora para o evento. Esta é uma oportunidade para mostrar o que Olinda está fazendo em parceria com o Instituto C&A para qualificar a Educação Infantil”, avalia Cida Freire, assessora do Paralapracá na Rede Municipal de Ensino do município.

O Fliporto Galerinha, ramificação do evento voltada para o publico infantil, acontece no Colégio São Bento com uma programação específica para as crianças. Nessa perspectiva, o Galerinha disponibiliza um espaço para o projeto Paralapracá que montará sua tenda em formato de circo onde serão exibidos os materiais do projeto (Mala e Baú), haverá contação de histórias e esclarecimento sobre a proposta do Paralapracá na contribuição para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. Além de explicar a atuação em duas linhas de ação complementares: a formação continuada de profissionais da educação e o acesso a materiais de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores

Cida Freire garante presença na tenda para falar ao público sobre as formações continuadas e seus seis eixos: Assim se Brinca, Assim se faz Artes Visuais, Assim se Faz Música, Assim se Explora do mundo, Assim se Organiza o Ambiente e Assim se Faz Literatura, dando ênfase a esse último.

Duas instituições de Educação Infantil de Olinda, atendidas pelo projeto, também participarão do evento: a Isac Pereira e a Unidade de Educação Infantil (UEI). Cida Freire conta que professoras destas instituições estarão na tenda do projeto realizando leituras para o público cujo primeiro objetivo é promover o deleite literário, mas garantindo um recorte temático definido, com o intuito de provocar a reflexão. “Os temas já foram decididos: um é a inclusão e o respeito às diferenças, com o conto: O Ratinho branco que queria ser colorido (Marcilene Floraina de Paula, finalista do concurso de contos e poemas do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda – SINPMOL 2009); e o outro é um recorte étnico racial com o livro: Bruna e a galinha d’angola (de Gercilga de Almeida, editora Pallas)”.

Incentivo

A Secretária de Educação de Olinda, Márcia da Fonte Souto, autorizou a disponibilização de dois ônibus para levar as crianças e familiares das instituições que participarão do evento pelo projeto Paralapracá ao Fliporto. As crianças terão acesso à toda programação que inclui: oficinas de leitura, de stop motion, de ecologia, apresentações de outras escolas, bate-papo com autores e cinema pra crianças com mostra de curtas.

A Rede Municipal de Ensino de Olinda também direcionou uma bolsa de trezentos reais (R$ 300,00) aos professores, coordenadores, gestores e técnicos da Rede para compra livros. “Será uma grande oportunidade para a aquisição de livros que não são facilmente achados no mercado”, comenta Cida.

Feira de Livros


A Feira Internacional do Livro de Pernambuco, que neste ano celebra cinco anos de existência, contará com mais de 100 editoras nos 68 estandes disponíveis para o mercado editorial – quase o triplo em comparação com a última edição. Além disso, os milhares de visitantes que são esperados nos quatro dias de evento poderão encontrar livros a preços populares, sendo muitas das obras vendidas a partir de R$2,00. Sessões de autógrafos e de lançamentos de livros serão realizadas durante todos os dias da Feira, intercaladas com bate-papos com autores.

O evento, que acontece paralelamente à Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), acontecerá de 13 a 16 de novembro, no Pátio do Carmo, na histórica cidade de Olinda.

O projeto Paralapracá é uma ação do programa Educação Infantil do Instituto C&A que visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O projeto se desenvolve em aliança com secretarias municipais de Educação e possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de educação infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores. A iniciativa é implementada em parceria técnica com a ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA). Integram o segundo ciclo do projeto cinco municípios: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo