logo_Prancheta 45

Paralapracá fortalece laços com as secretarias de educação

No mês de maio, quatro dos cinco municípios do segundo ciclo do projeto Paralapracá participaram de reuniões para repactuação em relação à proposta inicial do projeto. Estiveram presentes aos encontros um representante do Instituto C&A, os secretários de educação, a equipe técnica do setor de educação infantil das secretarias, assessoras do Paralapracá e a coordenadora geral do projeto, Mônica Samia.

Segundo Patrícia Lacerda, gerente da área Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A, a repactuação busca oferecer uma devolutiva aos municípios sobre a avaliação “marco zero”, estudo que desenhou um cenário sobre a Educação Infantil de cada cidade participante do projeto. A avaliação foi encomendada pelo Instituto C&A e realizada pela consultoria Move, especializada em avaliação de projetos sociais e educacionais.

Além de apresentar os dados da primeira etapa da avaliação realizada pela Move, a equipe do projeto Paralapracá tem dialogado com as equipes técnicas das secretarias para uma devolutiva do processo de monitoramento e para sinalizar a garantia das contrapartidas e de aspectos que interferem no desenvolvimento do projeto nos municípios e impactam a qualidade da Educação Infantil. “Os dados coletados e apresentados para as equipes das secretarias de educação servem de parâmetros e são retroalimentadores do planejamento”, explica Fabíola Bastos, coordenadora de monitoramento do projeto Paralapracá, que reitera que nesses encontros busca-se realizar possíveis ajustes que garantam a melhoria da qualidade de atendimento às crianças da Educação Infantil.

Segundo Mônica Samia, houve grande abertura e interesse dos secretários e das equipes para dialogar sobre os dados apresentados, reconhecendo a importância destes para o planejamento de ações estratégicas, rumo à melhoria da qualidade do atendimento. Os municípios que já realizaram o encontro de repactuação foram: Maceió, no dia 6; Maracanaú, no dia 14; Natal, no dia 15; e Camaçari, no dia 19.

O Paralapracá é um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. No segundo ciclo o projeto está presente em Olinda (PE), Maceió (AL), Camaçari (BA), Natal (RN) e Maracanaú (CE). No primeiro ciclo, atuou em Jaboatão dos Guararapes (PE), Teresina (PI), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo