Paralapracá: equipes avaliam ações do primeiro semestre e planejam o segundo

Com o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas e os resultados alcançados ao longo do primeiro semestre, com vistas ao planejamento do segundo, o Paralapracá reúne, de segunda a quarta-feira (17 a 19 de julho), as equipes técnicas das secretarias municipais parceiras e colaboradores do Programa. O seminário será realizado​ pela coordenação do Programa – constituída por consultores da Avante – Educação e Mobilização Social –, e ​terá a presença de Janine Schultz, coordenadora do Programa Educação Infantil do​ Instituto C&A.


Realizado em Lauro de Freitas (BA), o encontro visa, ainda, que as equipes das redes parceiras do Programa – Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE) – se familiarizem com os módulos formativos de Arte e Exploração de Mundo, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Paralapracá, que serão lançados no dia 1º de agosto, com vistas à mobilização e apoio às cursistas.


Programação


Na segunda-feira (17), o encontro começa às 14h30, retomando os propósitos comuns ​do Programa ​com as redes parceiras. Na ocasião, os municípios serão escutados sobre as ações de gestão e formação (presencial e a distância). Na terça (18), acontecem diálogos sobre as ações de formação, reservando um momento para navegação nos módulos Exploração de Mundo e Artes Visuais, do AVA.


​No​ último dia ​(​19)​,​ ​a conversa ​será sobre​ ​o​ acompanhamento nas instituições,​ ação estratégica de gestão, apoiada pelo Programa. Para finalizar, um importante diálogo ​sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ​no segmento Educação Infantil​​. O Paralapracá acompanha e participa das ações públicas sobre a BNCC desde sua origem e, neste momento, em que novas audiências públicas estão sendo realizadas – a do Nordeste acontecerá em Recife, no dia 28 de julho -,​ uma reflexão sobre a terceira versão é fundamental.


O Programa já discute alguns elementos da BNCC nos Módulos Formativos a distância, especialmente a ideia de Campos de Experiência, para que as equipes locais possam compreender este documento orientador.


Paralapracá


O programa Paralapracá é uma frente de formação de profissionais da Educação Infantil, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, com apoio do Instituto C&A. O trabalho se desenvolve a partir da formação continuada de formadores, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças, nesse segmento, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O Programa é realizado em parceria com as secretarias municipais de Educação, valorizando, ampliando e fortalecendo os saberes de cada localidade aonde vamos.


O Paralapracá foi lançado em 2010, como um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A, originalmente focado na região Nordeste. Desde então, chegou a dez municípios, em dois ciclos de implementação. Em 2015, com a chancela do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, ganhou caráter nacional.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo