Paralapracá é apresentado no XVI Encontro Nacional de Educação Infantil

Paralapracá: Uma Proposta de Formação Lúdica para a Educação Infantil” é o tema do minicurso que será ministrado por Selma Bedaque, assessora do Paralapracá em Natal (RN), no XVI Encontro Nacional de Educação Infantil promovido pelo Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo do minicurso é compartilhar a proposta de formação de formadores da Educação Infantil do projeto Paralapracá com os demais educadores que participarem do evento, como também contribuir com a reflexão da formação destes profissionais, principalmente no que se refere à temática do brincar.

“A formação do Paralapracá considera a prática do educador e sua relação com o brincar como um importante instrumento de formação.As vivências lúdicas durante o processo formativo da equipe do projeto têm a função de ampliar o repertório lúdico do educador e aproximá-lo de sua própria infância com o intuito de ajudá-lo a compreender a infância das crianças com as quais atua e assim possibilitar transformações na interação com elas”, diz Selma Bedaque, que em sua fala faz referência a Tânia Fortuna,doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista no brincar e que foi uma das formadoras das assessoras do projeto durante os eventos formativos da equipe.Selma levará ao conhecimento das novas profissionais tanto a proposta da formação do Paralapracá como os materiais que integram o projeto: Mala e Baú .

O XVI Encontro Nacional de Educação Infantil, que tem como tema “Educação Infantil: políticas e práticas pedagógicas”, acontecerá com o objetivo de constituir um espaço de partilha e discussão de questões do cotidiano de professores, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior, propiciando a socialização e a reinvenção de estudos e práticas pedagógicas que envolvam crianças. O encontro contempla atividades como conferências, mesas-redondas, minicursos, comunicações orais, sessão de pôsteres, mostra de vídeos educativos e apresentações culturais. O evento será realizado no Imirá Plaza Hotel, em Natal (RN), entre os dias 28 e 30 de maio.

O Paralapracá é um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. No ciclo II, o projeto está presente em Olinda (PE), Maceió (AL), Camaçari (BA), Natal (RN) e Maracanaú (CE). No ciclo I, atuou em Jaboatão dos Guararapes (PE), Teresina (PI), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB).

 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo