Paralapracá é apresentado em Encontro Nacional de Educação Infantil

O fortalecimento da formação continuada na Educação Infantil no município de Natal (RN), por meio do programa Paralapracá, foi um dos trabalhos apresentados no XVII Encontro Nacional de Educação Infantil que aconteceu no município. Com o tema Diálogos na Educação Infantil: currículo e práticas pedagógicas, o encontro aconteceu entre os dias 10 e 12 de agosto, com mesas redondas, comunicações orais, diálogos pedagógicos, sessão de pôsteres, mostra de vídeos e apresentações culturais.


“Consideramos que a parceria com o Paralapracá trouxe muitos benefícios à Rede Municipal de Natal, consolidando ações de melhoria da qualidade da Educação Infantil”, afirmou a chefe de planejamento e avaliação da Educação Infantil de Natal, Sirleide Souza, que apresentou o trabalho junto com a gerente de Educação Infantil do município, Filomena Néri, e a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Mariza Guerra, na sessão de pôsteres, dentro do GT Educação Infantil e Formação Docente.


Durante a apresentação, Filomena Néri relembrou a trajetória do Paralapracá em Natal, compartilhando as experiências desenvolvidas ao longo de três anos. O trabalho deu especial enfoque à tematização da prática e à valorização da cultura local como principais contribuições do programa, cujos princípios estão presentes em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Natal. “Apresentar esse trabalho é um reconhecimento, porque a gente tem visto muitos frutos na Rede Municipal de Natal e hoje é notória a influência do Paralapracá em toda a Rede.”


Encontro de Educação Infantil


O XVII Encontro Nacional de Educação Infantil é um evento científico com periodicidade bianual, promovido pelo Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de instituir-se como espaço de diálogo, de discussão e partilha entre pesquisadores, professores e estudantes de diversas áreas, visando à socialização de estudos, pesquisas e práticas pedagógicas que tematizem a criança como sujeito histórico, sociocultural e de direitos.


A 17ª edição buscou dar ênfase às discussões e reflexões que articulam, no campo da Educação Infantil, o currículo, as práticas pedagógicas e a produção, nas relações entre crianças, adultos e a cultura, de condições em que as crianças possam viver suas infâncias e se constituir como sujeitos (inter) ativos, na perspectiva de uma sociedade menos desigual, mais justa e democrática.


Paralapracá


O Paralapracá é uma frente de trabalho do programa Educação Infantil do Instituto C&A, realizado a partir do estabelecimento de alianças com Secretarias Municipais de Educação, selecionadas para participar da iniciativa por meio de edital, e implementado em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. O programa possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de Educação Infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores.


Neste segundo ciclo, que corresponde ao período de 2013 a 2017, cinco municípios integram o projeto: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE). Até 2017, o foco do programa é o fortalecimento da gestão das políticas públicas municipais de Educação Infantil, juntamente com a promoção da sustentabilidade do processo formativo nas Redes Municipais parceiras.

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