Paralapracá e Apôitchá juntos pela infância paraibana

No último dia 29 a sede da Ong Apôitchá, em Lucena (PB), esteve em festa. Um grupo composto por 40 mulheres: coordenadoras, gestoras e professoras das creches de Campina Grande – participantes do Projeto Paralapracá, do Instituto C&A (IC&A) e executado pela Avante – Educação e Mobilização Social -, participou do Encontro de Intercâmbio onde foram compartilhadas experiências pedagógicas com a primeira infância.
A Apôitchá, através da pedagoga Suênia França, integrou o grupo com canções antroposóficas. Na sequência, a coordenadora de acolhimento institucional, Lucélia Régis, compartilhou a experiência de excelência que a Ong desenvolve em atenção complexa com crianças que vivem em situação de alta vulnerabilidade. Valéria Valentim e Jusa Gomes partilharam sobre o projeto Leitura na Rede, do Programa Prazer em Ler do IC&A.
Rosinete de Azevedo Alves, coordenadora pedagógica da Creche Amenaíde Santos – uma das parceiras do Paralapracá em Campina Grande -, e Andréa Silva de Almeida, professora da Creche, compartilharam a experiência sobre festas como recurso pedagógico. O relato demonstrou as aprendizagens do grupo relativas à valorização da cultura comunitária no currículo da Educação Infantil, tema recorrente nas formações das coordenadoras.
A supervisora do Projeto Paralapracá em Campina Grande, Mônica Rogéria, fez a retrospectiva dos seis eixos que foram estudados e vivenciados ao longo de dois anos. Já a Exploração de Mundo foi tema da Creche Severino Cabral com o relato da Feira de Campina Grande pela coordenadora pedagógica Marluce Sousa e pela professora Eliane de Farias Paiva.
Segundo a psicóloga Lilian Galvão, assessora do Projeto durante os últimos dois anos mergulhamos em aprendizagens sobre a educação infantil, esse encontro de intercâmbio reforçou a importância das parcerias e a certeza de que juntos somos capazes de fazer melhor em prol da primeira infância paraibana”.
Um breve passeio pela bonita praia de Camaçari e uma visita ao Santuário de Nossa Senhora da Guia, patrimônio cultural da Paraíba selaram esse inesquecível encontro.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo