Paralapracá colabora com retomada do foco nas reuniões de planejamento da Rede Municipal de Camaçari

Paralapracá colabora com retomada do foco nas reuniões de planejamento da Rede MunicipalAs reuniões de planejamento pedagógico da Rede Municipal de Camaçari acontecem mensalmente promovidas pela Secretaria de Educação (SEDUC). Nestes encontros participam cerca de 36 coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, dos quais 70% estão inseridos nas ações do Paralapracá. Com a proposta de ser um momento para planejamento e compartilhamento de questões pedagógicas, ao longo do tempo, no fluxo dos desafios enfrentados pela educação pública, as reuniões tornaram-se momentos para discussão de questões administrativas. “Após o projeto estas reuniões passaram a ser um momento dedicado realmente ao planejamento pedagógico da Educação Infantil na Rede Municipal”, conta Simone Oliveira, técnica da secretaria e supervisora do Paralapracá que credita esta mudança à participação qualificada das coordenadoras inseridas na formação continuada do Paralapracá.
“Elas passaram a compreender com mais clareza o seu papel de formador”, diz a supervisora. E esta consciência gerou impactos na participação das coordenadoras que, em maioria nas reuniões, têm influenciado as discussões e priorizado o planejamento. Este resultado vai ao encontro a um dos objetivos específicos do projeto que é colaborar para um atendimento de qualidade às crianças que frequentam a Educação Infantil. Isto vem acontecendo por meio das ações de formação continuada realizadas com as profissionais deste seguimento.
O I Encontro com os Coordenadores Pedagógicos deste ano foi ministrado por Mynuska Lima, gerente da Educação Infantil do município e integrante da equipe do Paralapracá. Nele, os coordenadores fizeram uma ampla discussão sobre o processo de acompanhamento e de registro do formulário de avaliação do desempenho das crianças. Além de debater sobre o eixo temático da Rede Municipal para o ano letivo de 2014 – Interculturalidade. O eixo foi escolhido em homenagem à Copa do Mundo, devido vasta diversidade cultural que o evento trará para o país.
O encontro contou com a participação de Kadja Grimaldi, coordenadora geral pedagógica da Seduc; 36 coordenadores pedagógicos da educação infantil, dentre eles, 25 de escolas inseridas nas ações do projeto Paralapracá, e cinco técnicos da SEDUC.
O Paralapracá é um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. No Ciclo II, o projeto está presente em Olinda (PE), Maceió (AL), Camaçari (BA), Natal (RN) e Maracanaú (CE). E no Ciclo I atuou em Jaboatão dos Guararapes (PE), Teresina (PI), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo