Para Angelo Oliva, os #20anosAvante é uma história de impactos nas políticas públicas de educação

Angelo Oliva foi convidado por Maria Thereza Marcilio, consultora associada fundadora da Avante – Educação e Mobilização Social, para integrar o Conselho Deliberativo da instituição (2002/2006) e posteriormente desempenhar o papel de vice-presidente (2006/2008). Nesse período, a instituição atuava em grandes projetos como Consórcio Social da Juventude, Viva JovemJovens em Ação, entre outros. “Um período gratificante e enriquecedor. Uma oportunidade para conhecer e acompanhar o trabalho desenvolvido”, disse em depoimento para os #20anosAvante.

Passados 20 anos, Angelo Oliva permanece acompanhando as ações institucionais e as define como “um trabalho realizado com coragem, idealismo necessário, profundidade e embasamento teórico. Trabalho compromissado com a educação de jovens e crianças do nosso País”. Angelo Oliva é Mestre em Marketing e Gestão Empresarial, com um rico e diverso percurso profissional. Tem atuado, em especial, como professor, diretor e coordenador de diversas universidades em Salvador, além de centros de pesquisas, a exemplo da UCSAL, FTE e Escola de Administração Fazendária da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

Sob a perspectiva de quem vive a educação de forma tão intensa, Angelo Oliva destaca o impacto da instituição no segmento. “Quando falamos da Avante nos reportamos, imediatamente, a ações que visam o avançar da educação. Há projetos voltados para mudar e repensar a escola, em profissionais que acreditam que podemos transformar a escola que temos na escola que precisamos ter. Tudo isso através do debate, da formulação de novas propostas, novas ideias, em trabalhos de mobilização e articulação envolvendo organismos governamentais e movimentos sociais”.

Para ele, falar da Avante é reportar-se a um trabalho que tem influenciado políticas públicas, locais e nacionais, na formação continuada de educadores, lançando um novo olhar sobre o aluno e a escola. ”Destaque-se a significativa contribuição da Avante na socialização da necessidade de ampliar as formas e diversificar as ofertas da educação básica”, disse.

“A Avante impressiona pelo que faz e se propõe a fazer. São 20 anos de construção coletiva, liderando, organizando, construindo novos espaços para o aprimoramento do processo educativo. Enfrentar esse enorme desafio dá a todos que fazem a Avante, o reconhecimento e a condição de verdadeiros educadores”, finaliza.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo