Panorama da Educação Infantil no Brasil abre 10 anos do projeto “Creche para Todas as Crianças”

A presidente da Avante – Educação e Mobilização Social, Maria Thereza Marcilio, abriu o evento de comemoração pelos 10 anos do projeto “Creche para Todas as Crianças”, realizado no auditório da Pinacoteca do Estado de São Paulo, no último dia 18 (outubro), abordando o “Panorama da Educação Infantil no Brasil”. A fala integrou as discussões da roda de conversa: “Cenário e Desafios para a Primeira Infância no Brasil”, num momento de celebração da Fundação Abrinq, que executa o Creche para Todas as Crianças desde 2007, contribuindo com a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade do atendimento em creches.

Na abertura da roda de conversa, Maria Thereza lembrou a importância de se falar da Educação Infantil sob a perspectiva da economia, citando estudos realizados por James Heckman, prêmio Nobel de economia 2000. Segundo ele, cada dólar investido em uma criança pequena traz um retorno anual de mais de 14 centavos durante toda a sua vida, além de prevenir criminalidade e gestação precoce, por exemplo. “É importante, e acho que é interessante, que a economia esteja enxergando essas coisas, mas isso não é o principal. O principal é o direito da criança assegurado pela Constituição, pela LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional], que está na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, da qual o Brasil é signatário – o direito à educação.”

Direito que, com toda a crise política que o país atravessa, fica ameaçado, como avalia Maria Thereza. “O que a gente vê no cenário atual, de 2016 para cá, é que houve uma grande piora em relação ao que já era difícil em 2015. A gente não sabe se vai conseguir fazer nada do Plano Nacional de Educação [PNE], por conta da limitação de gastos. É um panorama desafiador, muito difícil, e eu acho que a gente deve continuar lutando, falando, se organizando, para ver se conseguimos revogar a Emenda Constitucional 95, que limita o investimento do país na área, bloqueado por 20 anos. Isso já significa uma perda enorme para todas as áreas: educação, saúde, assistência social”, disse a uma plateia formada por articuladores do projeto Creche para todas as Crianças, prefeitos, empresários que apoiam o projeto e fundações.

Além do “Panorama da Educação Infantil no Brasil”, a roda de conversa tratou de outros temas, como os “Desafios do financiamento da Educação Infantil – modelos e soluções”, pelo Prof. Dr. da USP de Ribeirão Preto e conselheiro da Fundação Abrinq, José Marcelino; e a “Experiência exitosa em Educação Infantil”, pelo ex-prefeito de Capão Bonito/SP, Júlio Fernando. A mediação ficou a cargo da jornalista vencedora do Prêmio Criança 2016, Michelle Trombelli.

Na ocasião, também foram apresentados os resultados dos 10 anos de projeto Creche para Todas as Crianças, pela gerente executiva Denise Cesario, seguida de visitação à exposição “Di Cavalcanti”, na própria Pinacoteca.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo