O registro pedagógico como apoio ao desenvolvimento infantil

Você já parou para observar uma criança interagindo livremente com outras crianças, com objetos ou com o próprio ambiente que a cerca? Se já observou, deve ter percebido que ela não tem um roteiro definido. Vai experimentando o que dá na telha. Criança pequena, ainda mais. Então, como as professoras podem acompanhar, documentar e apoiar o desenvolvimento delas na Educação Infantil? Como podem usar as pistas que vão oferecendo no dia a dia a favor de uma prática pedagógica de qualidade?


Em Salvador, o programa Nossa Rede Educação Infantil produziu, de forma colaborativa, materiais pedagógicos que vêm contribuindo para incorporação do registro sobre aspectos do desenvolvimento das crianças na rotina das professoras. Entre eles, o portfólio, que contribui para uma maior interlocução entre educador, família e criança, além de oferecer elementos para o planejamento de ações que favorecem o desenvolvimento infantil, como explica a professora do CMEI Castro Alves, Rita de Cássia da Silva. “O Portfólio é um instrumento de registro, avaliação, acompanhamento e documentação muito importante para que possamos ter uma visão individual da criança. Não quero dizer que não fazíamos antes, mas agora [depois do Nossa Rede] temos um olhar sistemático, voltado para cada criança de maneira bem específica, com a participação da família”, disse.


O portfólio documenta, ao longo do ano, aspectos do desenvolvimento e algumas aprendizagens de cada bebê/criança. “Neles, constam registros feitos pela professora responsável, a família e a própria criança, revelando um pouco da sua história, do seu cotidiano na instituição de Educação Infantil, em casa e em alguns espaços sociais. É um instrumento de avaliação das crianças, na perspectiva de acompanhamento do seu desenvolvimento”, reforça Rita Margarete, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social, coordenadora das ações do Nossa Rede Educação Infantil.


Validação da prática


Os registros são muito utilizados pela professora Rita Miranda, do CMEI Pio Bittencourt. “Através deles, documento como as crianças estão e a prática delas, para refletir o meu fazer, a partir daquilo que foi planejado. E daí vou verificando o que elas mais precisam, em que precisam ser mais desafiadas, se foi uma vivência mais voltada para a movimentação, por exemplo, e vou fazendo os ajustes necessários.”
O trabalho de Rita ganhou outro significado com o Nossa Rede, que por meio das formações e de todo o arcabouço teórico oferecido, fundamentou e aprimorou o que vinha sendo feito. “Muito do que fazia era intuitivo. Depois do Nossa Rede, deixou de ser intuitivo e passou a ser uma prática validada, com parâmetro. Isso é bem mais confortável para a gente, dá mais segurança”, explica, dando como exemplo uma atividade com carvão vegetal e papel metro, em que as crianças manipularam os materiais, experimentaram, e exploraram o ambiente.


A atividade faz jus ao Art. 9º das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2009), orientando que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem garantir experiências que: “incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza (VIII)”, previsto no Referencial Curricular, também elaborado, de forma coletiva, entre os materiais do Nossa Rede Educação Infantil.


Materiais pedagógicos


O Programa é uma política municipal para a Educação Infantil de Salvador, construída pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED), em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. O programa está estruturado por quatro linhas de ação: formação de profissionais, sistema de monitoramento, a elaboração do Referencial Curricular e de materiais pedagógicos.


Entre esses últimos, além dos portfólios, integra o programa Nossa Rede Educação Infantil: Álbuns de Experiências, da Pré-Escola, Orientações pedagógicas para professoras/es da pré-escola, Álbum do Desenvolvimento, Pranchas para Profissionais da Creche, Orientações para a Gestão das Instituições da Educação Infantil: dimensões pedagógicas e administrativas, Kit família (Diários da família e CD), Agendas – Creche e Pré-Escola.

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