O Garçom que eu quero ser…

Os alunos da turma III, do curso de garçom oferecido pelo Planseq – um dos focos de atuação do Programa de Qualificação para o Trabalho, da Linha de Formação para o Trabalho, da Avante – Educação e Mobilização Social -, Tiveram a oportunidade de vivenciar a profissão, avaliar erros e romper as barreiras da timidez. Para isso, a professora Marta Sueli Mota recorreu à linguagem teatral e desafiou a turma a encenar diversos perfis e tipos de garçom que, com certa frequência, se vê no mercado.
“A turma foi dividida em 6 equipes e foram distribuídos materiais impressos. Em seguida houve uma aula expositiva sobre  cuidados com clientes e os erros e acertos cometidos pelos garçons, conta Marta. Para definir quem interpretaria determinado perfil, foi lançado mais um desafio para a turma visto que foram feitos sorteios ao invés de deixar a cargo da afinidade ou gosto de cada um. A turma se viu diante de: garçom eficiente, garçom apressado, garçom desleixado, garçom prestativo, garçom chato e garçom postura/conduta. Após o sorteio, as equipes tiveram 20 minutos para preparar as apresentações.
Ao termino de cada apresentação a classe deveria tentar descobrir qual o perfil representado pela equipe. Enquanto a equipe, por sua vez, explicaria qual tipo de profissional representado e quais foram os erros e acertos cometidos pelo garçom. “Foi muito produtivo e a turma interagiu bastante. Para mim foi gratificante ver que a equipe de Mateus, Najara e Uana, que são os mais tímidos, deram um show de interpretação”, finaliza, satisfeita, a professora Marta.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo