Natal reinicia formação continuada do Paralapracá em 2014

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Educação Infantil (DEI), realizou, no mês de fevereiro o 9º Encontro de Formação com Coordenadoras Pedagógicas e Equipe Técnica da SME no auditório da livraria Paulinas, no Centro de Natal. O encontro foi a retomada do projeto Paralapracá, realizado pelo Instituto C&A em parceria técnica com a organização formadora Avante – Educação e Mobilização Social e monitorado pelo MOVE – Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social.
De acordo com a chefe do setor de planejamento e avaliação do Departamento de Educação Infantil (DEI) e gerente do projeto, a professora Sirleide Oliveira, o Paralapracá, que teve inicio 2013, atua junto aos coordenadores pedagógicos e técnicos das SME com a finalidade contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam instituições de Educação Infantil. “São duas linhas de ação complementares e articuladas: formação continuada de profissionais e acesso a materiais de qualidade, tanto para as crianças quanto para os educadores”, disse.
Ela explica que em Natal o projeto contempla 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) localizados nas quatro regiões administrativas; 52 Coordenadores Pedagógicos, 360 docentes e 5.365 crianças (creche/ 0 a 3 anos e pré-escola/ 4 a 5 anos e 11 meses). “Cada instituição recebeu uma mala com cadernos de experiência e orientação, Almanaque e Estação Paralapracá, DVDs e livros técnicos; e um baú com livros de literatura, CDs, materiais de experiência – tintas guache, bandinha infantil, fantoches, perucas, entre outros. Esses materiais são utilizados pelos profissionais e pelas crianças”, informou.
Sirleide Oliveira disse ainda que os encontros de formação do projeto Paralapracá são quinzenais, realizado pela assessora pedagógica da AVANTE, Selma Bedaque e são norteados pelos eixos: brincadeira, arte, música, literatura, organização dos ambientes e exploração do mundo. Segundo ela, o eixo brincar esta sendo trabalhado em dez encontros, com 40h de carga horária. “Estamos finalizando o ‘eixo brincar’, que é muito importante para quem trabalha com crianças como propõem as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, onde as práticas pedagógicas têm como norteadores: interações e brincadeiras”.
Os coordenadores pedagógicos da educação infantil que participam do projeto Paralapracá realizam formações de quatro horas mensais nas instituições com os professores, gestores e estagiários, de acordo com cronograma previamente planejado. Indiretamente, as ações do projeto alcançam profissionais das instituições: auxiliares e funcionários, além das famílias que frequentam creches e pré-escolas atendidas pela Rede Municipal de Educação da cidade do Natal.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Natal

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