logo_Prancheta 45

Natal encerra serie de lançamentos do Paralapracá

Natal é a ultima cidade do Nordeste brasileiro a assinar o termo de cooperação entre o Instituto C&A e a Secretaria de Educação. O evento realizado no dia 16 de agosto, encerrou a série de lançamentos do projeto Paralapracá nos cinco municípios do ciclo II. O Termo de cooperação confirma a implantação do projeto em Natal.

O evento que reuniu cerca de 200 pessoas na capital Potiguar, teve entre os participantes professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais de alunos, representantes de organizações sociais e de conselhos escolares. O evento contou ainda com a presença de autoridades locais como o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT-BA), e a Secretária Municipal de Educação, Justina Iva de Araújo Silva.

Durante o evento o projeto Paralapracá foi apresentado à comunidade e houve a apresentação de uma ciranda por crianças de escolas municipais de educação infantil.  O projeto é uma das frentes de trabalho do programa Educação Infantil do Instituto C&A, realizado em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social.

A Secretaria Municipal de Educação de Natal agrega 69 escolas voltadas a dez mil crianças de 0 a 5 anos. Dentre elas, estão inscritas no projeto Paralapracá 30 instituições de educação infantil (57,7% do total), que reúnem 40 coordenadores e técnicos, 180 professores e cerca de três mil alunos. O projeto entra para contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral a partir de dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais da educação e o acesso a materiais pedagógicos de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores.

O projeto Paralapracá foi lançado em agosto de 2010 e implementado, em um primeiro ciclo de dois anos, em cinco municípios do Nordeste brasileiro, sempre em regime de cooperação com as Secretarias de Educação das cidades envolvidas: Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). O primeiro ciclo do projeto terminou em dezembro de 2012 e beneficiou 1.100 professores e 14 mil crianças.

Neste ano, além da seleção em edital dos cinco novos municípios, o Instituto C&A decidiu estender por mais um ano o acordo de cooperação com dois dos municípios parceiros no primeiro ciclo do projeto Paralapracá: Jaboatão dos Guararapes e Teresina.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo