Município de Antônio Cardoso avança na execução do PMPI

Os Conselhos de Direitos da Primeira Infância do município de Antônio Cardoso comemoram os frutos de um trabalho intenso junto ao poder público para a realização de audiência pública para falar sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O evento acontece no dia 17 de fevereiro, das 09h às 12h, na Câmara de Vereadores. A Avante estará presente para falar do PMPI por ter sido a instituição fomentadora do processo que formou, articulou e fortaleceu os Conselhos que lideraram a elaboração do PMPI.

A audiência foi acordada com a promotoria legal após a realização de rodas de conversa nas comunidades, entrevista com crianças e mães das comunidades quilombolas, ribeirinhas, além de mães do grupo de agricultura familiar, na primeira fase de elaboração do Plano.

Em dezembro de 2013, Antônio Cardoso concluiu a etapa final do projeto Tece e Acontece, da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, da Avante – Educação e Mobilização Social. A etapa envolveu a elaboração de um diagnóstico das áreas mais carentes da primeira infância na cidade para desenvolver estratégias específicas de atuação que vieram a alimentar a elaboração do (PMPI).

A conselheira municipal da Assistência Social e Educação, Marlene dos Santos, falou sobre a importância do projeto no município. Segundo ela, o Tece e Acontece proporcionou um olhar diferente, mais reflexivo a respeito da importância e responsabilidade do seu papel conselheira. “Espero dar continuidade à formação, pois se trata de um processo contínuo. O trabalho foi muito bom, excelente”, declara Marlene.
Conheça algumas das principais ações que o município de Antônio Cardoso tem realizado além o diagnóstico da primeira infância, que está em fase de consolidação das informações:

  • Articulação junto á Secretaria de educação para disponibilização de um espaço fixo para a criação da Sala dos Conselhos.
  • Feira da Criança na cidade e na zona rural com oficina de brinquedos; exibição de filmes educativos; atendimento dentário e nutricional e palestras (Higienização bucal, Higienização corporal, Importância do aleitamento materno e Alimentação Saudável).

 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo