Mulheres empreendedoras discutem cooperação

O projeto Florescer, da Linha de Formação para o Trabalho, da Avante – Educação e Mobilização Social, reuniu as mulheres empreendedoras participantes das cinco cooperativas nesta quinta-feira, 23. O encontro foi uma oportunidade das cooperativadas olharem para seus negócios e refletirem sobre os desafios da atuação em equipe. Participam do Florescer as cooperativas: Coopecharme, Coopersid, Cooperbom, CooperS e Coopercria, situadas nos bairros do Calabar, Roça da Sabina e Engenho Velho da Federação.

De acordo com Fabiane Brazileiro, coordenadora do projeto Florescer, esses momentos são pensados para fortalecer os vínculos entre os grupos de cooperativas e dentro da rede de economia solidária , na qual as cooperativadas estão inseridas. Para a consultora associada da Avante, Andrea Luz, esses momentos estimulam uma reflexão sobre a posição do individuo e sua contribuição no coletivo.

Os exercícios propostos levam as cooperativadas a avaliarem a situação dos empreendimentos, o que foi superado e que desafios estão colocados. No caso da Cooperativa Coopabom, especializada na produção de alimentos, a ação em equipe é o principal trunfo do grupo. Já para a Coopercharme, a inovação trouxe diferencial para o trabalho da equipe, que é a primeira na cidade a trabalhar com estética, mais especificamente a estética afro. Além de contar com um maior número de cooperadas, o empreendimento deverá investir na profissionalização das participantes.

A partir de maio, as cooperativas terão um novo ponto para expor seus produtos e ampliar o alcance de público: o Centro Público de Economia Solidária da Barra, inaugurado pelo Centro de Economia Solidária (CESOL) e Secretaria Estadual de Trabalho, Renda e Esportes (SETRE), com gestão operacional da ong Filhos do Mundo.

 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo