Maceió reafirma a importância do Paralapracá para a Educação Infantil no município

Maria Thereza Marcilio, sócia fundadora da Avante – Educação e Mobilização Social e assessora do Programa Paralapracá, participou do II Encontro de Parceiros, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na capital alagoana, dia 25 de novembro. O evento teve o objetivo de debater acerca das ações realizadas na Gestão Municipal de Educação de Maceió, à luz das parcerias existentes na Rede, bem como discutir linhas prioritárias para subsidiar o plano estratégico da próxima gestão (2017-2020).


Representando a Avante e o Instituto C&A, parceiros na realização do Paralapracá, Maria Thereza Marcilio ficou bastante entusiasmada com o reconhecimento do trabalho. “Foi um encontro muito interessante, onde foi possível ver articulações de organizações de diversos perfis, em que todas contribuíram para um resultado muito positivo na Rede de Maceió. Há referências muito positivas à entrada do Programa na Rede e a forma como ele trabalha, um reconhecimento de como mudou a Educação Infantil na Rede Municipal. Eu fico muito feliz de nós, da Avante, termos contribuído com um significativo pedaço dessa transformação.”


Desde 2013, o Paralapracá vem colaborando para a qualidade do atendimento das instituições de Educação Infantil de Maceió, com vistas ao desenvolvimento integral das crianças. Como afirma a gerente de Educação Infantil do município, Angelina Melo, “o Paralapracá trouxe para Maceió o resgate da identidade da Educação Infantil. Esta parceria, para nós, que constituímos a Educação Infantil da SEMED, representa a qualificação e profissionalização das ações pedagógicas articuladas e implementadas pela equipe técnica da secretaria e também dos CMEI [Centros Municipais de Educação Infantil].”


Além da Avante e o Instituto C&A, mais 14 parceiros trabalham em cooperação com a SEMED, em busca de melhorias no ensino da capital alagoana: a Prefeitura de Maceió, Braskem, CAED, CIAGE, Maceió Voluntários, MindLab, Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Unicef, Secretaria Municipal de Segurança Comunitária (SEMSC) e os institutos Ayrton Senna, Kaplan e Lagoa Viva.


Paralapracá em Maceió


Em 2015, comprometida com a melhoria da qualidade do atendimento e a sistematização das aprendizagens advindas dos processos formativos, alavancadas pela repercussão do Programa Paralapracá, a SEMED elaborou e lançou as Orientações Curriculares para a Educação Infantil de Maceió.
O Paralapracá é uma frente do Programa Educação Infantil do Instituto C&A, realizado em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social, em dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de Educação Infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores. No primeiro ciclo (2010-2012), integraram-se ao programa os municípios de: Jaboatão dos Guararapes (PE), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Teresina (PI) e Campina Grande (PB). Neste segundo ciclo, que corresponde ao período de 2013 a 2017, o Paralapracá atua nos municípios de: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo