Lugar de criança é na rua, na horta, na vida!

O projeto Infâncias em Redes almeja desenvolver e articular estratégias de participação infantil a partir da escuta e consulta da primeira infância. Mas para isto as crianças precisam circular e participar dos locais onde a vida acontece, onde sua cidadania é fortalecida. De olho nesta ocupação foi que surgiu a parceria com o Núcleo Agro ecológico da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da Atividade Curricular em Comunidade – Hortas Urbanas e Semiurbanas.

O objetivo do Núcleo é favorecer a construção da cidadania, refletir a forma como se vive na cidade, visando a melhora na qualidade de vida e respeito ao meio ambiente através de trabalho em equipe e de diálogos com a sociedade. Proposta que se afinou com o projeto que vem desenvolvendo brincadeiras em espaços públicos todas ás quartas e sextas no bairro do Calabar, em Salvador.

A ação conjunta rendeu um passeio bem gostoso e divertido à horta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As crianças mexeram com a terra, plantaram uma muda, que levaram para casa e finalizaram com um lanche à base de legumes, hortaliças, pão integral, sucos e frutas. “Muito Obrigada tia por ter me trazido aqui, eu amei esse lugar, quero morar aqui!”, disse Camile, uma das crianças que estiveram presentes ao passeio.

O Infâncias em Rede é executado pela Avante, por meio da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, com o apoio da Fundação Bernard Van Leer.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo