Jovens do Calabar voltam ao teatro e enriquecem repertório cultural.

No último sábado, 19 de outubro, jovens do Calabar estiveram no Teatro Solar Boa Vista para assistir ao espetáculo Siré Obá, a Festa do Rei. Em uma união entre religião e arte, a peça traz músicas cantadas e tocadas para os orixás nos rituais do candomblé para celebrar, junto com o espectador, os feitos destas divindades. As diversas sensações despertadas ao longo da apresentação foram visíveis na reação da plateia e nos comentários ao final da peça. “Foi uma experiência surpreendente, senti até um pouco de medo no início”, ressaltou uma das jovens.

Com direção de Fernanda Júlia o espetáculo do Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA) inspira-se nos orikis (poesia em exaltação aos orixás) e usa teatro, dança afro e música para mostrar a beleza e a filosofia do culto às divindades africanas, tendo como objetivo desmitificar preconceitos e combater a intolerância religiosa. A jovem Paloma, que também é atriz conta ter amado a experiência: “há muito tempo queria ter assistido e não tive oportunidade e agora pude ver”.

A oportunidade de levar jovens de comunidades populares ao teatro tem sido possível devido a parceira entre a Mediação FIAC e Avante – Educação e Mobilização Social, por meio da Linha de Formação de Agentes Culturais. É a segunda vez que jovens do Calabar têm a possibilidade de fruir este tipo de arte. Em setembro a Mediação FIAC levou 11 jovens para assistirem o espetáculo peça Grand Théàtre Pão e Circo, baseada no livro de  Guy Debord: “A sociedade do espetáculo”. Desta vez, no Teatro SESC-SENAC Pelourinho.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo