Trocando em Miúdos

Intercâmbio de Educadores Paris/Barcelona

Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional

Para oportunizar o encontro de profissionais brasileiros com metodologias e abordagens inovadoras para Educação Infantil, a Avante – Educação e Mobilização Social, por meio da Linha de Formação de Educadores, promove o VI Trocando em Miúdos Intercâmbio Internacional. O evento consiste numa imersão em instituições de ensino de referência mundial, cujas práticas estimulam o desenvolvimento da autonomia e aprendizagem significativa na primeira infância.

VI Trocando em Miúdos

Desta vez, a organização levará os profissionais de educação para duas instituições europeias: Associação Pikler Lóczy, em Paris e Associação de Mestres Rosa Sensat, em Barcelona, no período de 10 a 20 de outubro. Nesta edição, os educadores poderão conhecer de perto a abordagem Pikler-Lòczy, que congrega as muitas temáticas que convergem para a Primeira Infância: Educação Infantil, Psicologia, Psicanálise e Psicomotricidade na promoção de um olhar sensível e detalhado ao bebê nos seus diferentes lugares de acolhimento como o lar, a creche e instituições de acolhimento institucional.

Abordagem Pikler Lóckzy

Pouco conhecida no Brasil, a abordagem é fruto do trabalho da médica pediatra Emmi Pikler, húngara, que no momento pós-guerra, em 1946, criou uma creche que atendia crianças órfãs e filhos de mulheres com tuberculose. Nesse lugar, ela desenvolveu um jeito diferente de cuidar da infância, atenta às potencialidades dos bebês e às suas capacidades de resolver os desafios do cotidiano.

Na busca do conhecimento

Os profissionais que participarem do VI Trocando em Miúdos conhecerão de perto o cotidiano de duas escolas que vivenciam a abordagem Pikler-Lóczy e terão contato com um ambiente pedagógico diferenciado, onde o educador interfere menos e observa mais.

Association Pikler-Lóczy (APL- F) – Paris

Fundada em 1984, é um centro de reflexão, pesquisas, documentação e formação sobre a criança pequena e, por extensão, sobre as pessoas em situação de dependência: em desenvolvimento, doentes, idosos e especiais. Tem como objetivos aprofundar, confrontar e partilhar experiências relativas ao cuidado, à qualidade das interações, refletir sobre o lugar da palavra na construção da identidade da criança e o valor do jogo e das atividades livres no desenvolvimento do bebê.

Visite o site: http:// www.pikler.fr

Associació de Mestres Rosa Sensat (AMRS) – Grupo Pikler-Lóczy – Barcelona

Criada em 1965, a associação é reconhecida internacionalmente como um movimento de renovação pedagógico. Promove debates, cursos, intercâmbios e publicações para todos os que se interessam pela educação infantil de qualidade. Em 1992 foi constituído um grupo para estudo e difusão das ideias de Emmi Pikler.

Conheça o site: http://www2.rosasensat.org

INVESTIMENTO

Parte Acadêmica – Avante: Educação e Mobilização Social

Até 31.07: R$ 1.000,00 em até 04 parcelas (última parcela em 30.09)

A partir de 01.08: R$ 1.200,00 em até 03 parcelas (última parcela em 30.09)

Taxa inclui tradução do francês. Em Barcelona as atividades serão em espanhol.

Maiores informações: 71.3332-3344 (com Milla Alves ou Mônica Samia)

21.8271-7014 (Maria Lúcia Peçanha)

Confira aqui programação completa. 

Aqui download da Ficha de Inscrição.

Parte turística – Tessa Tour: Consultores de Viagem e Turismo

Aéreo + Terrestre:

A partir de U$ 2.500,00* por pessoa + taxas de embarque, com opções de apartamento duplo ou triplo.

Pacote inclui:

– Passagens aéreas: Salvador/Paris – Paris/Barcelona – Barcelona/Salvador

(saídas de outras regiões do Brasil)

– Translados aeroportos/hotéis

– City tour em Paris e Barcelona

– Sacola de viagem

Forma de pagamento 05 x sem juros em reais (sinal de 25% e saldo em até 04 x com cartão de crédito ou cheque)

*Valores e condições sujeitas a alteração, conforme data do fechamento do pacote.

PACOTES OPCIONAIS DE TURISMO: a combinar com a Tessatour.

Maiores informações: 71. 2105-0790 (com Girla)

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo