Notícias

Invasão Eco-literária no Calabar

25/10/12 07:25 - Notícias

25 de outubro de 2012

Ruas, becos e vielas do bairro do Calabar foram tomados no último dia 09 pela Invasão Eco-Literária. O cortejo, organizado pela Biblioteca Comunitária do bairro, fundadora da Rede EMredando Leituras, junto com a Avante – Educação e Mobilização Social, fez parte das comemorações da Semana Nacional da Leitura e da Literatura (08 a 12 de Outubro) e teve como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância da leitura e alertar a população para a conscientização ambiental, já que a Biblioteca abriga uma Sala Verde. Toda a comunidade do bairro foi mobilizada para o evento, que contou com a participação de crianças, jovens e adultos.

A caminhada em prol da leitura teve inicio enfrente a Biblioteca Comunitária do Calabar e foi conduzida por poetas e mediadores de leitura por todo o bairro até a praça da Avenida Centenário. A cada esquina mais pessoas se juntavam ao grupo que exibia faixas e cartazes para chamar atenção para a importância da leitura e da conscientização ambiental.

Na parada final a Biblioteca organizou um espaço de leitura que disponibilizou livros ao ar livre. Nesse espaço também aconteceram atividades de contação de histórias, apresentações de peças teatrais e de palhaços, rodas de poesia e apresentação percussiva com as crianças do Ateliê Berimbanda e seus instrumentos reciclados.

A Invasão Eco-Literária é uma expansão do evento Ruas da Leitura, promovido pela Biblioteca Comunitária do Calabar desde 2008 com o objetivo de incentivar a leitura literária no bairro. A expansão do Ruas Literárias trouxe como maior novidade a inclusão da caminhada ecológica, uma ação do Grupos Vozes Calabar e Alto das Pombas em parceria com a Secretaria do Meio ambiente de Salvador (SEMA). Além desses parceiros, o evento contou com o apoio da Rede EMredando Leituras, VRI-MACCACA – grupo de poesias liderado por Marcos Peralta, Sociedade Beneficente Recreativa do Calabar (SBRC) e Avante. 

Sala Verde

Há cerca de 4 anos a Avante, em parceria com a Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) inaugurou a Sala Verde Avante Calabar na Biblioteca Comunitária do Calabar. A Sala faz parte do Projeto Salas Verdes do MMA, destinado a incentivar a implantação de espaços socioambientais, que servem como Centro de Informação e Formação Ambiental. Desde então, a Sala, além de garantir acesso às informações ambientais, desenvolve ações que contribuem para a capilarização e enraizamento da educação ambiental na comunidade do Calabar, bem como, na cidade de Salvador/BA. Este ano, o projeto ganha ainda mais gás, pois a SEMA assinou um acordo de cooperação técnica com o MMA para a realização de uma série de iniciativas na comunidade através da Sala Verde, visando democratizar a informação e o conhecimento sobre as questões ambientais, além de aproximar a temática das comunidades.