III Encontrão da CooperFeira aborda a vida em comunidade

III Encontrão da CooperFeira aborda a vida em comunidade (já no tamplate)“Se a gente tem um objetivo em comum, temos que aprender a conviver e trabalhar juntos para alcança-lo”, reflete a cooperada Carmem Lúcia dos Santos logo após o III Encontrão da CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim que aconteceu no Hotel Monte Pascoal (Salvador – Ba).

O Encontrão é uma estratégia da Avante para promover o fortalecimento de laços entre os integrantes de empreendimentos solidários assessorados. Os cooperados da Feira de São Joaquim vivenciaram pela primeira vez este momento em 2013 para alinhar as expectativas das pessoas sobre a cooperativa, que ainda estava sendo formada. O segundo Encontrão aconteceu no início desse ano e focou na gestão de conflitos. Dessa vez, a Avante reuniu os cooperados de São Joaquim para discutir a importância de viver em comunidade e saber conviver com as diferenças. “A proposta é provocar a sensibilização acerca de atitudes que podem facilitar a convivência entre as pessoas”, explica Carolina Duarte, psicóloga do projeto É Dia de feira Solidária, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes de Salvador (SETRE), para apoiar a CooperFeira.

Ao longo do Encontrão, que dura um dia inteiro, Carolina promoveu reflexões sobre o que causa impactos negativos nas relações. Também sensibilizou para a auto avaliação como um caminho para a mudança de comportamento. Para isso, a psicóloga desenvolveu dinâmicas de grupo, exibiu filmes e provocou discussões. Ao final de três edições do evento, a cooperada Rita de Cassia dos Anjos conclui que “o grupo está bem mais unido e determinado”.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo