II Festival Florescer promoveu mostra de produtos e experiências

II Festival Floresceer de economia solidariaDois dias de encontros entre mais de 40 empreendimentos baianos de economia solidária de Salvador e região metropolitana. Assim foi o II Festival Florescer de Economia Solidária, realizado nos dias 6 e 7 de abril, no Jardim dos Namorados, em Salvador. O evento contou com a participação da vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, de José da Boa Morte,  da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Kátia Santos, do Centro Público de Economia Solidária, Olívia Santana, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte, Rita Margarete, representando a equipe da Avante Educação e Mobilização Social e Fabiane Brazileiro, coordenadora do projeto Florescer, além de Rita Pinheiro, representando as cooperativas participantes do projeto Florescer e líder da Cooperativa Bombocado – Cooperbom.
O Festival atraiu a atenção das universidades e organizações não-governamentais, a exemplo da Universidade Federal do Recôncavo e da Unime, que enviaram estudantes e puderam conhecer os produtos oferecidos, as estratégias adotadas pelas cooperativas e como o projeto Florescer promove iniciativas de economia solidária. A organização não-governamental Pangea, dedicada ao meio ambiente, também acompanhou de perto o evento e considerou a iniciativa um caso de sucesso em promoção da economia solidária.
Mas nem só de negócios se tratou o evento. As crianças tiveram no Festival Florescer um ótimo espaço de brincar e aprender. Contação de histórias, espetáculos de dança infantis, além de desenho e música fizeram a alegria de meninos e meninas, tornando o evento um espaço para todas as idades. A Avante disponibilizou material de seus projetos para o público presente e apresentou um pouco do trabalho que desenvolve, em suas quatro linhas de atuação.
Moda, artesanato, utilidades domésticas, brinquedos, saborosos quitutes foram oferecidos na mostra de produtos, oportunizando que as cooperadas fizessem bons negócios e apresentassem sua produção para o público, alcançando a visibilidade almejada. Além disso, o Festival Florescer promoveu uma mostra artística, reunindo cerca de 20 artistas e grupos que apresentaram seus trabalhos e apresentações culturais nas linguagens de música e dança. O evento foi promovido pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), a Superintendência de Economia Solidária (SESOL).
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo